Movimento Cisterna Já ensina como captar e aproveitar a água de chuva

cisternajaIniciativa, que integra a Aliança pela Água, lançou um site com dicas para instalar cisternas em casa.

Que tal montar uma cisterna na sua casa para reaproveitar a água da chuva? Pois esta é a proposta do Movimento Cisterna Já , iniciativa lançada no dia 29 de outubro no encontro Aliança pela Água – coalizão de organizações da sociedade civil para contribuir com a construção de segurança hídrica em São Paulo – do qual o Instituto Akatu também participa.

O Cisterna Já é um movimento independente de cidadãos que estão preocupados em aumentar a resiliência urbana diante da crise da água. Por isso, seus organizadores tiveram a ideia de criar uma página na internet para promover a capacitação dos moradores paulistas para a captação e reaproveitamento da água da chuva. Vale lembrar que esta água deve se destinar apenas aos usos não potáveis – como descarga sanitária, faxina e regar plantas, por exemplo – e pode suprir até 50% do consumo de uma residência.

No site do Movimento Cisterna Já, há um manual de instrução para a instalação de uma cisterna simples e de baixo custo. Há também uma agenda com cursos, oficinas e mutirões para aprender, na prática, como construir esse tipo de reservatório em casa. Tem ainda uma lista com vários links para reportagens sobre esse assunto.

Quer publicar fotos e vídeos sobre sua cisterna? O Cisterna Já indica o site Sempre Sustentável. Lá já tem muitas pessoas que divulgaram suas iniciativas e experiências.

Em outubro, o Instituto Akatu lançou também uma campanha: a #águapedeágua, uma mobilização da sociedade pelo consumo consciente de água. Vamos participar?

* Publicado originalmente no site Akatu.