Mostra premiará produções latino-americanas com temática socioambiental

Hoje (25), às 20h30, serão conhecidos os vencedores da Competição Latino-Americana da ?#?4MostraEcofalante?. A cerimônia, aberta ao público, acontece no Reserva Cultural.

Troféus da Competição Latina da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Troféus da Competição Latina da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

 

A segunda edição da Competição Latino-Americana recebeu inscrições de 9 países, dentre curtas e longas, para concorrerem na 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Foram selecionados12 filmes para exibição durante a Mostra, que segue na cidade de São Paulo até 29 de março. As produções nacionais tiveram aumento significativo na participação: cinco dos filmes escolhidos são brasileiros. Outras nacionalidades contempladas são Argentina, Colômbia, Chile, México e Uruguai.

São três os prêmios concedidos: melhor filme eleito pelo júri, melhor filme escolhido pelo público e menção honrosa. O público poderá votar durante as sessões. “Neste ano consolidamos a Competição Latino-Americana com a exibição de sete longas, o que reflete o amadurecimento desta produção no Brasil e na América Latina”, afirma Chico Guariba, diretor da Mostra. “A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental também se consolida como a maior mostra temática de meio ambiente do Brasil, ao mesmo tempo em que o sudeste do país enfrenta sua maior crise ambiental. A mostra já vem antecipando desde sua primeira edição, por meio dos filmes e de debates, esse colapso que testemunhamos”, completa.

Em 2014 a Mostra premiou os filmes “Deserto Verde” (Argentina), de Ulisses de la Ordem (prêmio do júri); “Amazônia Desconhecida” (Brasil), de Daniel Augusto e Eduardo Rajabally (escolha do público); e o curta “Paal” (México/Canadá/Suíça), de Christoph Müller e Victor Vargas Villafuerte (menção honrosa). “Amazônia Desconhecida” será novamente exibido esse ano no Circuito Universitário. (Ecofalante/ #Envolverde)