Governo: “educação, para que mesmo?

Cadê o aluno que estava aqui? O governo lobo mau comeu!

Claudio Schamis relembra lista de promessas de Dilma e critica falta de resultados na educação.

Fui consultar uma listinha de promessas feitas por Dilma. Ela data de 1º de novembro de 2010. Quando entro no quesito educação, o que vejo? Promessas. Ponto. E PT saudações. Beijos nas crianças.

Uma das promessas era equipar as escolas com banda larga gratuita. Mas acredito eu que antes da banda, seja ela larga ou estreita, é preciso a escola e é preciso o professor de preferência com um salário digno da profissão. Outra promessa é, não, era, de dar prioridade à qualidade da educação. Enem que a Dilma tussa vou acreditar nisso. Quer mais uma? Construir seis mil creches e pré-escolas para nossas crianças.

Ah, as crianças! Como já escrevi aqui nenhuma creche saiu do papel. E agora o novo ministro, Aloizio Mercadante, diz que meta de Dilma não pode ser cumprida. E o pior é que, segundo o ministro, o problema não é de dinheiro e sim da demora das prefeituras para executar as obras. Cadê a novidade? Cadê o governo federal exigindo e cobrando?

Mais novidade? Hoje, quase quatro milhões estão fora da escola. Ou um Uruguai e mais um pouco. Desses a maioria estão no campo, em favelas e bairros muito pobres. Será então que essa seria a desculpa para tanta evasão. Não deveria. Se o homem chegou à Lua, nada deveria ser assim tão longe.

Vem aí mais um capítulo da novela: Ficha Limpa e a chapa tá quente!

O presidente do STF, Cezar Peluso, marcou para a próxima semana, finalmente, a votação da Lei da Ficha Limpa e se ela será válida para as eleições desse ano.

Na verdade isso teria sido definido em dezembro, se não fosse o ministro José Antonio Dias Toffoli que pediu uns dias (fez um pedido de vista) a mais para pensar. Como se isso já não tivesse sido visto de todas as maneiras. Será que agora vai?

Vai anotando. Mais uma tragédia. Até quando será assim?

Depois da tragédia que ceifou vidas e derrubou três prédios no Rio de Janeiro, em São Paulo um prédio desaba e mata duas pessoas.

E é bom que se acendam a luz amarela, a verde, a cinza, a vermelha. Todas elas para ver se iluminam bem os olhos de quem é (ir)responsável por (não) fazer as devidas verificações, para que fatos assim não sejam mais manchetes.

E é bom que fiquem preocupados, pois se constatou erros de cálculo e problemas na construção do maior estádio do mundo, o Maracanã, para a Copa de 1950. E como se está construindo um novo estádio é bom que a fiscalização seja rigorosa e sem falhas. Se bem que como é algo para a Copa do Mundo, é possível que façam direito. Afinal será para inglês, francês, alemão, japonês, holandês verem.

Ministra Eleonora Menicucci de Oliveira, boa sorte!

Tomara que a nova ministra Eleonora, da Secretaria de Política para as Mulheres, que é uma socióloga, consiga realmente intensificar o combate à violência doméstica e de gênero.

Infelizmente o grande público não fica sabendo da missa a metade do que temos por aí. De como o número de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica é grande. Sabe-se de um caso aqui, outro acolá.

Quando o caso dá sorte de sair num Jornal Nacional, ou é noticiado pelos jornais, as pessoas se chocam, ficam indignadas e depois a vida para elas segue seu fluxo.

O número é cada vez mais assustador e as barbaridades que são feitas são cada vez mais aterrorizantes.

O governo deve sim priorizar isso e dar mais apoio financeiro criando novos centros e aos centros já existentes, que atendem crianças vítimas de violência doméstica. E claro remunerar bem psicólogos que trabalham com sangue, suor, lágrimas, amor, crianças e um salário medíocre.

Sem falar da violência contra as mulheres. Maria da Penha neles!

Ministro e o Mal de Alzheimer

Será que o novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, tem Mal de Alzheimer? Para que ele “esquecesse” de dizer para a Justiça Eleitoral que era dono de quatro empresas, duas delas inclusive com atuação na área da construção civil e incorporação de imóveis, atividades ligadas ao Ministério que ele já está comandando, que outra explicação teríamos? Apenas um malfeito de um ministro que acabou de entrar, ou uma pegadinha do Mallandro? Glu, glu, yeah, yeah!!

* Publicado originalmente no site Opinião e Notícia.