Sala de aula virtual

Site oferece ferramenta simples e barata para estudar a qualquer momento e em qualquer lugar.

“Olá, bem-vindo ao Kuadro! Aqui você encontra a resposta para aquela pergunta que não conseguiu fazer durante a aula!”. É com esta saudação que o internauta que acessa o Kuadro.com.br é recebido. Fruto de uma inciativa do engenheiro e professor Bruno Werneck, o site oferece aulas de disciplinas do ensino médio e dicas de estudo, para alunos que tenham alguma dificuldade de aprendizagem ou que apenas queiram esclarecer dúvidas e reforçar o que aprenderam em sala de aula. Todo o conteúdo é gratuito e está disponível em formato de vídeo, com animações e explicações em linguagem simples, feitos pelo próprio criador do site e sua esposa, a bióloga e também professora Lucimara Werneck.

Bruno conta que a princípio imaginava fazer um site onde as pessoas pudessem montar listas de exercícios, porém, ao conhecer o portal norte-americano Khan Academy (www.khanacademy.org), que oferece aulas de matemática e ciências semelhantes às do Kuadro, considerou o formato mais adequado à cultura brasileira. “O vídeo é uma ferramenta que está mais próxima do perfil do estudante brasileiro. Fizemos algumas pesquisas, onde perguntamos para os alunos como eles mais gostavam de estudar. Alguns afirmaram ir ao plantão da escola, outros que contratavam um professor particular, mas esta é uma opção para quem tem dinheiro. Entre os alunos da escola pública, a maior parte disse ir à lan house, ou acessar a internet em casa para estudar pelo Youtube. Baseados nessas informações optamos pelos vídeos”, comenta o engenheiro.

Além de funcionar como uma espécie de professor particular gratuito, o Kuadro pode ser uma opção para quem não tem tempo livre para estudar. “Hoje com as facilidades tecnológicas, a pessoa pode assistir os vídeos enquanto está no ônibus, por exemplo”, ressalta Bruno. Outra vantagem é o fato de as aulas serem curtas. “As disciplinas são divididas por temas, seguindo o cronograma dos livros didáticos, e cada aula tem em média cinco minutos de teoria e exemplos ou exercícios resolvidos. O aluno também pode enviar suas dúvidas. Nós respondemos por e-mail ou, se considerarmos que é necessário, montamos um vídeo”, complementa. Cerca de cem novos vídeos são incluídos no portal mensalmente.

No ar desde novembro do ano passado, o site não conta com nenhum tipo de patrocínio. Foi inteiramente montado por Bruno que, junto com Lucimara, grava as aulas durante a noite e finais de semana, já que ambos têm o dia ocupado por seus empregos. Ele explica que está montando uma associação sem fins lucrativos, “assim poderemos captar recursos. Vamos montar um projeto para estimular a rede de ensino pública a utilizar o Kuadro. Queremos orientar os educadores para que aproveitem bem a ferramenta”, diz. Além disso, caso consiga o financiamento, Bruno pretende contratar professores para produzirem vídeos voltados para o ensino fundamental e superior. “Pretendemos também que, futuramente, as pessoas possam colaborar enviando seus vídeos”, finaliza.