ed111 300x180 Centro de Inovação e Criatividade da ESPM lança curso de Economia Verde Programa abordará a aplicabilidade do tema na área de comunicação.

São Paulo, setembro de 2012 – O Centro de Inovação e Criatividade da ESPM – CIC/ESPM acaba de lançar o curso “Economia Verde – extensão interdisciplinar de comunicação para a sustentabilidade”, com aulas na segunda quinzena de outubro.

O tema Economia Verde foi amplamente abordado na Rio+20, em junho deste ano, tendo sido um dos principais eixos de discussão da conferência e que propôs um novo modelo de produção que degrade menos o meio ambiente; o segundo eixo foi governança – para indicar estruturas que alcancem o futuro almejado.

A jornalista Maura Campanili, organizadora e uma das professoras do programa e especialista no assunto, participou ativamente da Rio+20 e, ao acompanhar as discussões sobre o tema, identificou a urgente necessidade do melhor entendimento do conceito de Economia Verde e seu processo comunicacional.

Conferências como essa podem contribuir significativamente para o reforço da conscientização sobre a importância de uma vida mais sustentável, levando o tema para o cotidiano das pessoas, contudo, as empresas têm papel fundamental quando passam a comunicar de forma correta e coerente seus processos e ações em Economia Verde.

Nesse sentido, o curso tem por objetivo estabelecer parâmetros e conceitos da comunicação dentro da Economia Verde; contribuir para entendimento da comunicação na Economia Verde historicamente até a Rio + 20 e sua aplicabilidade nos dias atuais; identificar os fatores de atratividade da comunicação nessa área, adequação das pautas e validação das fontes; reconhecer o mercado da comunicação em Economia Verde.

Maura Campanili fala mais sobre o tema do curso: “o conceito de Economia Verde ainda não é bem conhecido, as pessoas ouvem falar, mas não entendem muito bem o que significa. Ele começou a ser utilizado a partir da Rio+20 de forma mais holística, com uma nova visão, porém é preciso que as organizações e os profissionais de comunicação, sejam jornalistas ou publicitários, entendam profundamente  esse conceito que representa um novo clico econômico no mundo”, comenta.
O curso será ministrado por grandes nomes do setor, como:

Maura Campanili, jornalista e geógrafa, responsável pelo Núcleo de Conteúdos Ambientais (NUCA), foi Coordenadora de Comunicação da SOS Mata Atlântica e atuou em projeto no Ministério do Meio Ambiente. Finalista por quatro vezes do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica;

Daniela Vianna, jornalista e especialista em Saúde Ambiental, editou relatórios anuais do Banco Real ABN Amro (2007), Instituto Ethos (2008) e Natura (2009), com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Integra a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) e a Red de Comunicación Ambiental de América Latina y el Caribe (RedCalc);

Maria Zulmira de Souza (Zuzu), uma das pioneiras em comunicação sustentável no Brasil e na América Latina. Sua imagem e voz foram marcantes em veículos como Repórter Eco, EcoPrático e Sustentáculos. Cobriu as principais conferências da ONU no tema e consegue levar ao público assuntos que muitas vezes parecem complexos de forma leve e simples;

Adalberto Marcondes, jornalista com passagens por veículos da grande imprensa nas décadas de 1980 e 1990. Recebeu, por duas vezes, o Prêmio Ethos de Jornalismo e foi eleito “Jornalista Amigo da Infância” pela Agência ANDI. É moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA); Atualmente dirige o Portal Envolverde e é editor do suplemento Carta Verde, da revista Carta Capital e é mestrando em Ciência Ambiental pelo Procam/USP.

José Alberto Gonçalves, jornalista, edita a seção “Economia Verde” da revista Página 22 e colabora com as revistas Exame, Globo Rural e Planeta na cobertura de sustentabilidade.

O curso é destinado aos profissionais de comunicação, sustentabilidade, responsabilidade social, terceiro setor e áreas correlatas e aos interessados no assunto. As inscrições seguem até o dia 11 de outubro (quinta-feira) e devem ser feitas pelo site www.espm.br/cic, conforme disponibilidade de vagas.

Informações curso Economia Verde – extensão interdisciplinar de comunicação para a sustentabilidade

Inscrições: até 11 de outubro (quinta-feira), pelo site www.espm.br/cic – vagas limitadas
Carga horária: 22h/aula
Data das aulas 19, 20, 26 e 27 de outubro (sextas-feiras e sábados)
Horário das aulas: das 18h30 às 22h30 às sextas-feiras e das 9h às 17h aos sábados
Local: Campus ESPM – R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Outras informações: www.espm.br/cic - centralinfo@espm.br – (11) 5085-4600

Sobre a ESPM

A Escola, fundada em outubro de 1951, por Rodolfo Lima Martensen, nasceu como Escola de Propaganda de São Paulo, e contou com o apoio decisivo de um grupo de publicitários da época e de Pietro Maria Bardi, diretor do Masp. No ano seguinte, a primeira turma de alunos ingressava na escola. A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos, considerada centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão. Atualmente está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.



[ ] Voltar
Aproveite e curta nossa página no facebook: