Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios é aberto para escolas

Telas interativas conduzem a viagem ao fundo do mar. Foto: SuperUber

 

Projeto Coral Vivo oferece visitas orientadas gratuitas para rede pública e particular em horários especiais.

As aulas sobre conservação marinha, teia alimentar e oceanografia, por exemplo, podem ter um cenário inovador para instigar a atenção dos estudantes. O Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, abre gratuitamente o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios para agendamento de grupos escolares, em horários especiais. O público é envolvido por uma inovadora exposição multimídia e interativa, como se estivesse dentro de um coral-cérebro vendo o que ocorre no mundo submerso e livre para desvendar toda a sua beleza e relevância.

No mosaico de fragmentos inspirados em pólipos de corais, são projetados vídeos em alta definição de seres que habitam o mar em Búzios, com seus respectivos sons. Quatro telas interativas fazem parte do projeto cenográfico, assim como vitrines de esqueletos de corais emprestados da Coleção Científica do Museu Nacional (UFRJ). Já do lado de fora, os estudantes entram em contato com um aquário marinho com as espécies vivas – o que torna a experiência ainda mais completa.

Neste, que é o mais moderno centro de visitantes de parque marinho, foram recebidos mais de 600 estudantes no primeiro semestre de 2012 e mobilizados 80 educadores. Os monitores do Projeto Coral Vivo estão disponíveis para dar o suporte necessário e os professores ficam livres para desenvolver a aula como desejarem.

Ferramenta multidisciplinar

Mais do que aulas de Biologia, Ciência e Meio Ambiente, o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios pode ser utilizado como instrumento de educação de forma multidisciplinar. Há inúmeras formas de abordagem. Ele fica na histórica casa Colônia de Pescadores Z23, onde funcionou a primeira escola de Búzios. Todas as informações da inovadora exposição permanente estão disponíveis em inglês, espanhol e português – o que pode ser explorado por professores de línguas estrangeiras.

Como entender a oceanografia de Búzios? Uma das telas interativas foi desenvolvida especialmente para isso. Ao escolher um dos ventos, Nordeste ou Sudoeste, são acionados no mapa os ícones e as animações tridimensionais para o público explorar livremente as explicações de temperatura da água, ondas, e também o fenômeno da ressurgência, por exemplo, que é uma particularidade local. Tudo criado de forma leve para despertar o interesse e, ao mesmo tempo, informar. Outras três telas abordam temas correlacionados.

A tela Teia Alimentar proporciona a sensação de profundidade, assim como no mar, e pode ser explorada com multitoques, até com movimentos de como se estivesse “nadando virtualmente” entre os organismos. Ao tocar em um deles, apresentam-se informações sobre os hábitos alimentares e também a opção de excluí-lo. Caso seja eliminado, todos os que se alimentam dele também são.

Há também uma tela que oferece documentários especialmente feitos para o Centro de Visitantes, com temas como: Parque dos Corais de Búzios e os seus núcleos Bardot, Tartaruga e João Fernandes; Todos pela Conservação; e O Homem e O Mar, que são histórias da relação dos pescadores e dos moradores com o balneário. Já a quarta tela apresenta um divertido jogo no qual um grupo de personagens ensina o visitante sobre o impacto das ações humanas nos ecossistemas, como manguezal, banco de corais e banco de gramas marinhas.

Marque uma visita para a sua escola!

Educadores interessados em visitas orientadas devem ligar com antecedência para o telefone: (22) 2623-0224. Após o agendamento, o professor acompanhante da turma tem o convite para conhecer o espaço antes, a fim de estudar sua abordagem. Ele deverá apresentar comprovante da função docente ou pedagógica. Vale destacar que o espaço comporta até 20 pessoas em seu interior. Se o grupo tiver 30 alunos, deverá estar com dois acompanhantes adultos para que um deles aguarde com a metade da turma do lado de fora. As visitas podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, em três turnos: manhã, tarde e noite. Apenas uma escola é atendida por dia. O Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios fica na Rua das Pedras, 141, Região dos Lagos Fluminense. Mais informações: www.coralvivo.org.br

Rede de Educação Coral Vivo apoia projetos

Para estimular o exercício de construção coletiva de projetos pedagógicos, o Projeto Coral Vivo criou a Rede de Educação Coral Vivo. Ela é voltada para apoiar a implementação ou a realização de projetos desenvolvidos por educadores da rede pública de Búzios e outros municípios vizinhos, na Região dos Lagos Fluminense. Da mesma forma são contemplados os municípios costeiros de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro e seus distritos, no sul da Bahia, onde o Coral Vivo também tem base. Para participar, é imprescindível que pelo menos um membro da equipe de educadores tenha o certificado do Curso de Capacitação para Educação Ambiental do Coral Vivo. Trata-se de capacitação gratuita oferecida pelo Coral Vivo, com patrocínio da Petrobras.