Documento apresenta propostas de jovens brasileiros para a Rio+20

A Youth Blast reúne jovens para elaborar carta que será entregue a chefes de Estado na Rio+20. Foto: Arquivo Fora do Eixo

A Youth Blast – Conferência Internacional de Jovens para a Rio+20 divulga a declaração intitulada A juventude constrói hoje um novo mundo!, definida na etapa brasileira do evento que aconteceu em 7 e 8 de junho, com propostas para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que começa nesta quarta. O documento destaca a importância de que a Rio+20 paute alternativas para o atual modelo de produção e consumo. Propõe ainda que seja retomado o compromisso de governos e da sociedade com o desenvolvimento sustentável em diversos setores.

“A participação das novas gerações na promoção da sustentabilidade não deve se restringir a um olhar apenas para o futuro. Recai sobre os jovens de hoje a tarefa inadiável de transformar a dívida que receberam em benefícios para a atual e as futuras gerações”, diz a declaração.

A degradação ambiental, o consumismo, a pobreza, a restrição de direitos sociais e a precarização do trabalho foram apontados como desafios a serem enfrentados pelos povos, sobretudo pela juventude que “carrega grande potencial de mobilização por novos valores, temas e pautas como o desenvolvimento sustentável”, de acordo com o documento.

As propostas apresentadas pelos jovens brasileiros foram debatidas em nove grupos temáticos – Participação e Governança; Educação, Ciência & Tecnologia e Trabalho Decente; Direito à Cidade; Erradicação da Pobreza; Cultura e Mudança de Valores; Consumo e Produção Sustentáveis; Comunicação e Novas Mídias; Gênero e Igualdade Racial; Juventude Rural, de Comunidades e Povos Tradicionais, discutidas em plenária aberta a todos os presentes. A preservação da pluralidade do debate foi mantida no conjunto de propostas.

De acordo com Bruno Elias, da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e membro da comissão de sistematização da Youth Blast, um aspecto interessante do documento é a abordagem do conceito de juventude. “O conceito de juventude está ligado à ideia de futuras gerações e aqui na Youth Blast, reconhecemos que mais do que uma questão do futuro, a juventude é também uma questão do presente. Estamos vivendo a maior geração de jovens da história do planeta. De 15 a 19 anos, somos 1,8 bilhão de pessoas no mundo. Essa foi a oportunidade de pautar a questão da juventude para a sustentabilidade socioambiental”, afirma.

Este conjunto de propostas vai orientar a participação dos jovens brasileiros – que compõem a delegação oficinal do Brasil, na Rio+20 – e embasar a incidência da juventude no processo oficial da Conferência. Além disso, as propostas servirão como subsídio para o governo federal na formulação de futuras políticas públicas de juventude e meio ambiente.

Leia na íntegra a declaração A juventude constrói hoje um novo mundo!

* Publicado originalmente no site da Agência Jovem e retirado do Portal Aprendiz.