Censo registra crescimento na educação superior do Brasil

Professoras do Acre concluem curso superior em Pedagogia. Foto:Agência de Notícias do Acre

O Censo de Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgou na segunda-feira, 7 de novembro, dados deste ano que comprovam o crescimento do ensino superior no Brasil.

As regiões Norte e Nordeste tiveram destaque nas pesquisas com o crescimento no número de matriculados, com alta em 10 anos de 148,3% e 128,5%, respectivamente. Já no Sul do país as matrículas caíram no período de 19,8% para 16,4%. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, os dados tornam o país mais equilibrado. “O Censo mostra que a distribuição regional ficou muito mais equilibrada”, destacou em entrevista ao G1.

Segundo as informações do Censo, as matrículas em ensino superior no país cresceram 110,1% em 10 anos e 7,1% de 2009 a 2010. O número de estudantes matriculados em 2011 chegou a 6.379.299 nos 29.507 cursos de graduação ou pós-graduação de 2.377 instituições.

O Inep identifica esse crescimento como resultado de diversos fatores. Um deles é o desenvolvimento econômico alcançado pelo Brasil, que ampliou a exigência do mercado brasileiro em mão de obra mais especializada, assim como o aumento de políticas públicas de incentivo ao acesso e à permanência na educação superior, com a criação de novos financiamentos, bolsas e subsídios aos alunos. As aberturas de campi e a interiorização de universidades já existentes, também possibilitaram o crescimento da educação superior no país.

O levantamento feito pelo MEC também coloca o curso a distância como um dos colaboradores na expansão do ensino superior. A coleta de informações pelo Censo sobre essa modalidade de ensino começou a ser feita no ano de 2000. A partir de então ela apresentou constante crescimento. O Censo deste ano mostrou o alcance de 14,6% do total do número de matrículas, o que confirma a tendência de seu desenvolvimento.

As faculdades privadas ainda saem na frente em número de instituições, matrículas, ingressos, concluintes e docentes em exercício. As instituições públicas só as superam em número de cursos fornecidos. No ensino público, as universidades federais ganham em número de estudantes ingressantes com relação às estaduais e municipais.

Para a coleta dos dados, o Censo realizou a coleta de informações das IES (Instituições de Educação Superior) através do Sistema on-line Censup. Todas as instituições tiveram que acessar e preencher as informações solicitadas, conforme Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008.

* Publicado originalmente no site EcoD.