parque india2 300x183 Escolas de países vulneráveis ganham parque de diversão feito com materiais reciclados

Escorregador feito com tubo de metal reciclado e pneus velhos. Fotos: Divulgação

A educação sempre foi considerada um passo essencial no desenvolvimento de cada indivíduo. No entanto, a falta de recursos de países em desenvolvimento restringe o acesso dos alunos a variados tipos de atividades escolares assim, como ao próprio lazer. Shilpa Joglekar, uma artista plástica indiana, busca alternativas no intuito de mudar esse cenário, por meio da construção de parques de diversão eco-friendly, fabricados com a utilização de materiais reciclados.

Segundo o portal Treehugger, a ideia de Joglekar é tornar o aprendizado mais atraente e assim reduzir as taxas alarmantes de evasão escolar em países como a Índia e Taiwan. “O que eu entendi dos professores é que é muito difícil para eles convencer as crianças a ir regularmente à escola e participar de suas aulas. Ao criar essas áreas de lazer, a escola se tornará mais atrativa para os alunos, uma vez que as crianças também terão diversão”, explicou a educadora.

A criação dos brinquedos é feita em parceria com os alunos e professores das escolas. Na Índia, por exemplo, as estruturas foram feitas artesanalmente com a ajuda de todos. A artista, que se preocupa com o meio ambiente, usou pneus descartados, que são materiais em abundância no país, encontrados em aterros lotados, e tubos de metal reciclado. Joglekar tem o desejo de expandir o projeto em um futuro próximo, para proporcionar alegria a um maior número de aldeias remotas no país asiático.

O projeto foi inspirado em uma iniciativa semelhante desenvolvida em 2010, quando a artista ajudou na construção de outro conceito eco-friendly chamado de Jungle Gym, construído em Taiwan, no qual utilizou apenas madeira de bambu reciclado e corda natural, decorados com moinhos de vento feitos de papel pelos próprios alunos das escolas.

india trepa trepa 300x183 Escolas de países vulneráveis ganham parque de diversão feito com materiais reciclados

Trapa-trepa feito com bambu e cordas naturais decorado com moinhos de vento feitos por alunos.

Segundo o curador do projeto de Taiwan, Cheng Long “a caixa de moinhos de vento que Shilpa criou é um lugar maravilhoso para as crianças se divertirem assim como aprenderem sobre a reutilização de materiais naturais para tornar o ambiente melhor”.

* Publicado originalmente no site EcoD e retirado do Mercado Ético.

(Mercado Ético)

[ ] Voltar

Deixe seu comentário

Current day month ye@r *