Native – Produtos Orgânicos é o mais novo membro da União para o BioComércio Ético

organicos

Aprovação coincide com a nova campanha da empresa que ressalta a produção em larga escala aliada à proteção da biodiversidade

A Native – Produtos Orgânicos é o mais novo membro da União para o BioComércio Ético – UEBT. Para ingressar na UEBT, a empresa teve de demonstrar compromisso com práticas de abastecimento que promovem a conservação da biodiversidade, respeitam o conhecimento tradicional e garantem a partilha dos benefícios na cadeia produtiva. A Native é a primeira empresa do mundo no ramo do açúcar e do álcool a fazer parte do seleto grupo da UEBT. No Brasil, somente treze empresas são membros da entidade, entre elas a Natura, empresa líder no setor de cosméticos.

O ingresso da Native na UEBT coincide com o lançamento da nova campanha de divulgação da empresa cujo conceito é Gerando biodiversidade, que começou a ser veiculada no início de outubro.

Localizada no interior paulista, a Native é a maior fabricante mundial de açúcar e álcool orgânicos. O Grupo empresarial do qual a empresa faz parte processa cerca de 6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano para produzir 300 mil toneladas de açúcar e 300 mil m3 de álcool, além de mais de 200 mil MWh de energia elétrica. Os canaviais orgânicos somam 21 mil hectares capazes de suprir a Native com matéria prima suficiente para produzir 80 mil toneladas de açúcar e 60 mil m³ de álcool orgânicos.

Já os produtos alimentícios orgânicos da Native – cerca de 70 – chegam à mesa de consumidores em mais de 60 países. “A atitude da empresa em criar um negócio de larga escala, lucrativo e que incorpora aspectos do biocomércio ético no processo produtivo faz da Native uma empresa pioneira no mercado brasileiro e uma combinação perfeita com os princípios da UEBT”, ressalta Cristiane de Moraes, representante da UEBT no Brasil.

De acordo com a UEBT, a produção dos alimentos orgânicos, açúcar e etanol orgânico para a indústria de cosméticos ajuda no atendimento aos critérios do biocomércio ético ao longo da cadeia produtiva, inclusive na relação com os fornecedores, fator decisivo para ser um membro comercial da organização.

Mercado ético

Ao ingressar na UEBT, a empresa se compromete a respeitar os princípios de BioComércio Ético. Isso significa usar práticas que promovam o uso sustentável dos ingredientes naturais, garantindo ao mesmo tempo que todos os que fazem parte da cadeia de abastecimento recebam uma remuneração justa e compartilhem os benefícios derivados do uso da biodiversidade. Ao adotar as práticas de BioComércio Ético da UEBT, as empresas promovem relacionamentos de longo prazo com suas comunidades provedoras, criando empregos, contribuindo para o desenvolvimento local e ajudando a preservar a biodiversidade local.

É o caso do sistema agroecológico implantado pela Native em suas fazendas e que chamou a atenção da UEBT. Desde 2002, um estudo científico coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite tem confirmado as fazendas da empresa como ambientes altamente propícios para gerar biodiversidade – daí o mote da nova campanha publicitária. O estudo faz o inventário dos vertebrados superiores existentes nas áreas de cultivo orgânico da cana de açúcar. Em  cerca de 2,8 mil levantamentos de campo, foram identificadas mais de 330 espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios nas fazendas da empresa, das quais 49 estão reconhecidamente ameaçadas.

O investimento da Native em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ajudou a estabelecer práticas inovadoras de cultivo e processamento da cana-de-açúcar que ajudam a conservar o meio ambiente com baixas emissões de gases de efeito estufa. “Somos uma nova geração de produtores de cana de açúcar que distancia-se das práticas degradadoras que se usavam no passado pelo setor açucareiro no Brasil”, ressalta Leontino Balbo Júnior, vice-presidente da Native.

Ele lembra que cerca de US$ 25 milhões foram empregados no projeto que revolucionou os métodos de produção açucareira, envolvendo desde o preparo da terra até o desenvolvimento de embalagens especiais para a comercialização dos produtos da empresa.

Desde 1981, a empresa desenvolve técnicas agronômicas sustentáveis no âmbito do Projeto Cana Verde, que incluem o controle biológico de pragas, a recomposição da vegetação nativa em áreas prioritárias para conservação ambiental, adubações verdes em rotação de cultura e a eliminação das queimadas de palha antes da colheita. Tudo isso faz parte de um sistema mecanizado de produção e colheita de cana crua, no qual a própria colhedora deposita a palha verde da cana no solo, criando uma cobertura morta extremamente benéfica à sua regeneração.

A empresa não utiliza insumos químicos sintéticos ou organismos geneticamente modificados. Os nutrientes gerados no processo produtivo são todos reutilizados. O bagaço da cana gera não apenas toda a energia necessária para a produção industrial, mas também um considerável excedente de energia elétrica que é comercializado junto à rede de distribuição.

As ilhas de biodiversidade – mata nativa em meio à plantação de cana – enriquecem a biodiversidade das áreas de cultivo e contribuem para o equilíbrio ambiental. Com essas práticas, a Native criou condições de vida para muitas espécies de animais que não sobrevivem em plantios tradicionais.

Os canaviais orgânicos mantidos pela Native tornaram-se assim uma  extensão dos habitats originais para a maioria das espécies. Embora não sejam suficientes para suprir totalmente abrigo e condições de reprodução a vertebrados superiores de topo de cadeia, esses habitats são decisivos na ampliação da dimensão do nicho alimentar de toda a cadeia, desde os micro-organismos até predadores superiores, como a onça parda, o cachorro do mato e o lobo guará.

Sobre a UEBT 

A União para BioComércio Ético é uma associação sem fins lucrativos que promove o “Abastecimento com Respeito” de ingredientes provenientes da biodiversidade. Os membros comprometem-se a assegurar progressivamente que suas práticas de abastecimento promovam a conservação da biodiversidade, respeitem o conhecimento tradicional e garantam a partilha equitativa dos benefícios ao longo de toda a cadeia de abastecimento. A UEBT tem 59 membros, incluindo marcas importantes como Natura e Native, no Brasil. Para mais informações, visite www.ethicalbiotrade.org.