Unilever - Vim e UNICEF lançam campanha por saneamento e água nas escolas do Semiárido

br_vim_unicefIniciativa mobilizará recursos para mais de 450 mil crianças que estudam em condições precárias nas escolas da região.

São Paulo, 9 de outubro de 2013 – Vim, a marca de cloro em gel da Unilever, e UNICEF lançam hoje no Brasil a campanha social Vim para UNICEF. O objetivo é ajudar a garantir acesso a água de qualidade e saneamento adequado às crianças e aos adolescentes em escolas de educação básica do Semiárido brasileiro. Hoje, mais de 450 mil meninos e meninas não têm esse direito assegurado.

O projeto faz parte de uma parceria global entre a marca Vim, por meio da Fundação Unilever, e o UNICEF, que tem colaborado com a melhoria do saneamento para milhares de pessoas em regiões onde o acesso a ele é crítico ou inexistente. Desde seu lançamento, em 2012, o projeto já ajudou cerca de 600 mil pessoas, em países como Filipinas, Gâmbia, Gana, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, Sudão e Vietnã. “Sabemos que melhorar o saneamento em todo o mundo é um grande desafio, e a situação não é diferente no Brasil. Em parceria com o UNICEF, percebemos que uma das regiões em que o problema é mais crítico é no Semiárido, onde indicadores de educação e saneamento básico estão totalmente ligados. Existe um grande número de crianças sem acesso a água e saneamento nas escolas e isso tem comprometido sua saúde, seu desenvolvimento e sua aprendizagem”, explica Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

“Quando uma criança tem acesso a água de qualidade e saneamento adequado em sua escola, criamos condições para que outros direitos fundamentais sejam assegurados. Ela será uma criança com mais saúde, dignidade e melhores condições de aprender. O impacto não se dá apenas sobre ela, mas também sobre a família e a comunidade onde vive”, afirma Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil.

Por meio da parceria, Vim apoiará a realização do Selo UNICEF Município Aprovado, que, pela primeira vez, terá o acesso ao saneamento como uma de suas prioridades. O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que as cidades podem conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Todos pelo saneamento

Como parte da parceria, os consumidores poderão participar dessa campanha, que pretende ser a maior ação social digital já feita no Brasil. As doações em dinheiro poderão ser realizadas por meio do brand channel Vim para UNICEF. No canal, os usuários conhecerão histórias reais de crianças que vivem na região e poderão também compartilhar a campanha em suas redes sociais. Os embaixadores do UNICEF no Brasil Renato Aragão e Daniela Mercury terão vídeos exclusivos no canal, apresentando aos internautas a importância da iniciativa.

O canal também conterá um mapa da situação nos municípios do Semiárido. “Oferecer melhores condições de saúde e higiene para essas crianças é um desafio da sociedade como um todo e, para a Unilever, é de grande importância que nossos consumidores também conheçam e apoiem esta causa, que é determinante para o presente e o futuro de milhares de crianças no Brasil”, pontua Fernandez.

A atuação do UNICEF nessa área está integrada ao Protocolo de Intenções que o Fundo tem com os ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social, para garantir que toda escola pública na região do Semiárido tenha água de qualidade e instalações sanitárias adequadas. “Sabemos da grande importância de se trabalhar com todos os níveis de governos, federal, estadual e municipal, com empresas, a sociedade civil e com cada cidadão para conseguir melhorar a vida de nossas crianças que vivem no Semiárido”, afirma Gary Stahl.

Saiba mais sobre a Fundação Unilever.

Saiba mais sobre Vim.