As 10 marcas mais sustentáveis do mundo em 2014

empresa1

A consultoria de gestão de marcas Interbrand divulgou nesta terça-feira, 24 de junho, o levantamento Best Global Green Brands, que aponta as companhias líderes não só na implementação de práticas sustentáveis mas também na capacidade de comunicar eficazmente seus esforços para os consumidores.

Estimulada por uma crescente demanda social e, em parte, por exigências de mercado, a preocupação das empresas com a sustentabilidade aumenta a cada ano.

O estudo combina a percepção pública dos consumidores com a performance ambiental demonstrada a partir de informações e dados disponíveis para o mercado.

Boa partes das líderes é do setor de fabricantes de carro. De acordo com a Interbrand, coletivamente, a indústria automotiva vem apresentando inovações e compromisso com a fabricação de veículos cada vez mais sustentáveis, esforços que estão sendo reconhecidos pelos consumidores, a começar pela campeã — Ford.

Nos últimos anos, em busca de alternativas ao plástico e outros derivados do petróleo, a fabricante norte-americana vem investindo no desenvolvimento de materiais ambientalmente corretos para a produção de peças automotivas. A lista inclui cana de açúcar, milho, fibra de coco e até jeans e notas de papel moeda reciclados.

Metodologia do estudo

Todas as marcas que integram o ranking foram medidas em dois conjuntos de critérios: desempenho – as organizações devem mostrar que elas, produzem e distribuem produtos e serviços de maneira ambientalmente responsável; e percepção – as organizações devem trabalhar para criar valor entre o públicos buscando transmitir os benefícios de suas práticas ambientais.

A diferença entre a performance e percepção de cada marca é chamado de “GAP” no ranking da Interbrand. Um gap positivo indica que a performance de sustentabilidade é maior do que a que os consumidores percebem. Um gap negativo indica que os consumidores percebem a marca de forma mais sustentável do que de fato ela é.

Acesse a galeria de fotos aqui e conheça as 10 primeiras marcas do ranking!

Para acessar o levantamento completo, que conta com 50 companhias, clique aqui.

* Publicado originalmente no site EcoD.