A Envolverde e os protestos por transporte público de qualidade

Os jornalistas da Envolverde não estão cobrindo diretamente os protestos contra o aumento do transporte público na cidade de São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras. No entanto, nos solidarizamos com o movimento que tem em seu cerne a busca por cidades mais estruturadas, capazes de oferecer qualidade de vida a seus habitantes. Os ônibus que circulam em São Paulo, com raras exceções, são mal equipados para os serviços que prestam, não têm câmbio automático, que melhoraria a qualidade de vida dos motoristas e evitaria trancos aos passageiros, não têm ar condicionado em uma cidade aonde a temperatura chega próxima a 40 graus no verão, não têm uma estrutura interna amigável e com amortecedores de choques em superfícies de metal, para não machucar passageiros. Além disso, os pontos de ônibus são mal planejados, sem faixas de pedestres próximas, com calçadas destruídas e sem integração com outros modais, principalmente de pedestres e bicicletas. Isso sem falar nos roteiros, que são ainda da metade do século 20, não respeitando as demandas de fluxos das cidades. 

Nossa edição de hoje, assim como todas as sextas-feiras, é dedicada à cobertura de temas relacionados à educação, afinal, é o dia do nosso Caderno Especial sobre o tema. E lá procuramos apontar não apenas mazelas, mas também iniciativas importantes para melhorar o quadro caótico do setor no Brasil. Hoje estamos dando destaque a temas como a eliminação do ensino de Ciências, História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, ou alimentos brasileiros em risco de extinção, além de temas internacionais sobre como a arte e a música estão melhorando o nível de ensino na Argentina.

O fato de não falarmos dos protestos em nosso portal não significa que estamos ignorando ou não nos importamos com eles. Apenas que continuamos a trabalhar em direção a um Brasil mais humano e moderno cobrindo bem as pautas que elegemos: Meio Ambiente – Economia – Sociedade – Saúde – Educação.  Nosso apoio aos colegas jornalistas e veículos que estão trabalhando duro para nos trazer informações cotidianas livres de preconceitos. (Envolverde)