Até o final do ano, 40% da população mundial terá acesso à internet

Preço da banda larga caiu na maioria dos países. Foto: http://www.shutterstock.com/
Preço da banda larga caiu na maioria dos países. Foto: http://www.shutterstock.com/

Mas segundo projeção da ONU, 4,4 bilhões de pessoas continuam fora da rede mundial; relatório destaca que número de aparelhos celulares será quase o mesmo que o habitantes do planeta.

Segundo a União Internacional das Telecomunicações, UIT, 2,7 bilhões de pessoas estarão conectadas à internet até o final deste ano, o que representa 40% da população mundial.

A agência da ONU divulgou os dados em um relatório nesta segunda-feira. Só o total de inscrições de aparelhos de celular será de 6,8 bilhões, praticamente o mesmo número de habitantes do planeta.

Preço

O levantamento da UIT mostra que o preço da conexão de banda larga caiu em média 82% em mais de 160 países e a internet móvel está mais acessível em relação às conexões de linha fixa.

A Rádio ONU conversou com a técnica Polly Gaster, do projeto Fórum da África Austral de Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs. Da capital moçambicana Maputo, ela disse que os governos devem estar atentos às mudanças.

Políticas

“A orientação das políticas governamentais tem que estar mais claramente dirigida, não só nos países em desenvolvimento, em satisfazer a procura por parte das elites de ter o último modelo de celular ou de largura de banda ou usar nos centros urbanos. Deve considerar a possibilidade de ter mais cidadãos com a possibilidade de usar (as TICs) de uma forma mais regular e normal”.

A UIT divulgou também o Índice de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação, que coloca a Coreia do Sul como número um no ranking de acesso e uso das novas tecnologias.

Brasil

Entre os países lusófonos, Portugal tem a melhor posição, no 36º lugar, seguido pelo Brasil, que mantém a 62ª posição.

Neste ano, a UIT também desenvolveu um novo modelo para calcular o tamanho da população “nativa digital”, ou seja, jovens de 15 a 24 anos que têm cinco ou mais anos de experiência com a internet.

O Brasil tem 20 milhões desses usuários, sendo o quarto país do mundo com o maior número de “nativos digitais”.

* Apresentação: Leda Letra.

** Publicado originalmente no site Rádio ONU.