BM&F Bovespa anuncia carteira do ISE para 2012

Inclusão da questão de mudanças climáticas na avaliação, abertura de pontuação até nível de critérios, publicação dos questionários e ingresso de empresas do setor de transportes são as novidades dessa sétima carteira do Índice de Sustentabilidade.

O ISE é composto por ações de empresas listadas que possuem as melhores práticas em sustentabilidade. Para ter acesso à carteira as corporações respondem à questionários de avaliação que incluem quesitos baseados no triple bottom line, governança corporativa e natureza do produto.

Inserir a avaliação das mudanças climáticas tem objetivo de fortalecer esse critério como um valor estratégico para empresa, um valor a ser incorporado pela gestão em seu cerne.

“Hoje, o departamento de sustentabilidade se reporta à alta administração, mostrando que há mudanças culturais acontecendo nas organizações”, contou Sonia Favaretto, diretora de sustentabilidade da BM&F Bovespa. E acrescentou: “O ISE é um índice financeiro como outro qualquer, também feito para ganhar dinheiro”.

Prova disso é o interesse de novos setores no ISE. Esse ano CCR e Ecorodovias ingressaram representando o setor de transportes pela primeira vez. Com isso, a carteira atual possui aproximadamente 44% do valor total das empresas de mercado.

No que tange à abertura de pontuação com relação ao nível dos critérios avaliados, a ideia foi orientar as empresas no sentido de melhorar sua compreensão quanto à lógica de avaliação do índice e também prepará-las para aumentar sua performance.  Dessa forma, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, parceiro técnico do ISE, mostra como entende os pesos dos itens avaliados.

Roberta Simonetti, coordenadora do Programa de Sustentabilidade Empresarial e Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, explicou: “Um exemplo claro: se há possibilidade de obter 30 pontos, dos 100 possíveis, na avaliação da natureza do produto e a empresa obtém 27 pontos desse total, ficará claro para ela qual o gap para o próximo ano”.

Das 38 empresas listadas para 2012, 8 permitiram que as respostas de seus questionários fossem disponibilizadas através do site: www.isebovespa.com.br Por tratar-se de um processo de mudança cultural e convencimento o número de adesão foi considerado bom. A expectativa é que a cada ano mais empresas estejam dispostas a divulgarem essas informações provocadas pela crescente demanda dos stakeholders por transparência.