Brasil é o 2° com maior desigualdade entre os países do G20

Brasil está à frente apenas da África do Sul

Um estudo feito pela Oxfam, uma entidade presente em 92 países que combate a pobreza e a injustiça social, revelou que o Brasil é o segundo país mais desigual do G20.

A pesquisa, denominada “Deixados para trás pelo G20?, revelou que o Brasil está à frente apenas da África do Sul quando o assunto é desigualdade.

Ao comparar a participação na renda nacional dos 10% mais pobres da população de outro subgrupo de 12 países, o Brasil aparece com o pior desempenho de todos, seguido pela África do Sul.

Ainda de acordo com a pesquisa, os países com maior desigualdade do G20 são os emergentes. Entre as nações que apresentaram os piores resultados estão ainda México, Rússia, Argentina, China e Turquia.
Combate à pobreza

França, Alemanha, Canadá, Itália e Austrália apresentam a maior igualdade entre os países do G20.

Embora seja o segundo país mais desigual do G20, o Brasil é apontado pela Oxfam como uma das nações onde o combate à pobreza foi mais eficaz nos últimos anos.

Em entrevista à BBC Brasil, Simon Ticehurst, chefe do escritório da Oxfam no Brasil, disse, entretanto, que mesmo que o país “tenha avanços no combate da pobreza, ele é ainda um dos mais desiguais do mundo, com uma agenda bem forte pendente nesta área”.

* Publicado originalmente no site Opinião e Notícia.