Chineses estocam água potável após contaminação de rio

Habitantes de uma província no sul da China estão estocando água potável após a descoberta de altos níveis de cádmio, metal cancerígeno, na fonte de um rio que abastece a população local.

Detectado pela primeira vez há duas semanas, após o aparecimento de peixes mortos, os níveis de contaminação por cádmio no rio Longjiang, na região de Guangxi, atingiram cinco vezes o limite oficial de 0,005 miligramas por litro, segundo informou ontem, dia 30 de janeiro, a agência de notícias estatal. O vazamento já chegou a poluir uma extensão de 100 quilômetros do rio.

Para conter o vazamento, as autoridades chegaram a injetar no rio cerca de 80 toneladas de cloreto de alumínio, que age como neutralizante, além de realizar obras de emergência para conectar a rede de abastecimento da cidade de Liuzhou a fontes seguras de água. De acordo com o governo, os esforços para neutralizar o metal pesado estavam mantendo a água dentro de níveis seguros.

Há informações ainda de que uma empresa de mineração teria sido responsabilizada pelo vazamento, entretanto é necessário realizar uma investigação posterior para confirmar a acusação.

Contaminação

A poluição dos rios por resíduos tóxicos de fábricas e fazendas é um problema grave na China. A população exige políticas que eliminem a poluição por metais pesados, embora o problema não mostre sinais de estar sendo solucionado.

Em 2009, após protestos da comunidade,  o governo local determinou o fechamento de uma indústria química na província de Hunan, que matou duas pessoas e contaminou outras centenas por cádmio.

* Publicado originalmente no EcoD.