Comunidades do Alemão sofrem com a falta de coleta de lixo

Foto:Thathiana Gurgel
Foto: Thathiana Gurgel

Nem todas as comunidades do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, estão sendo contempladas pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Prova disso, segundo informações da ONG Viva Favela, é que elas apresentam altos índices de tuberculose, não possuem saneamento básico e sofrem com a constante presença de lixo nas ruas. As comunidades que mais sofrem com esses problemas são o Morro dos Mineiros e Matinha, situados próximos do teleférico do Morro do Alemão, conhecido como Largo da Central.

Um passeio pelas duas comunidades revela que os moradores são obrigados a conviver com valas de esgoto a céu aberto. Há caçambas sobrecarregadas, enquanto outras estão vazias, mas com lixo ao redor, que em caso de chuva acaba descendo e afetando quem mora nas áreas mais baixas. A situação foi denunciada no curta-metragem “Fora de Cena”, produzido este ano pela turma do curso de produção de vídeo e fotografia do Centro de Cultura Digital Praça do Conhecimento.

O tema do filme é referente à questão do lixo nas comunidades, a fim de promover debates sobre a favela e o seu modelo de desenvolvimento. E foi apenas a partir da exibição do filme, que tem 10 minutos de duração, que a equipe conseguiu incitar a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) a instalar alguns pontos de coleta de lixo nas áreas esquecidas.

Um dos produtores do curta, Demerson Couto, afirmou à Viva Favela que seria indispensável além das melhorias, um programa de reeducação. “Em muitos lugares só tem lixeira bem mais pra baixo, e quem mora lá pra cima? Com certeza não vai descer só para jogar o lixo no lugar e subir de novo”, completou.

O envolvimento com a população foi tão grande, que os jovens do “Fora de Cena” estão realizando trabalhos voluntários na região. Como o transporte no local é precário, muitas crianças não vão à escola. E, na ausência de áreas de lazer, a equipe as levou para o cinema pela primeira vez e estão ajudando na construção de uma biblioteca, destinada ao público infantil sem acesso à educação.

* Publicado originalmente no site Adital.