Conferência 360° abre para inspirar mudanças sistêmicas

Celina Carpi e Jorge Abrahão abrem Conferência Ethos 360°
Celina Carpi e Jorge Abrahão abrem Conferência Ethos 360°

 

De forma inovadora, em uma grande cúpula comum, o encontro iniciou em tom de conversa destacando a necessidade de co criação da sociedade que desejamos

Nada de palestras em salas fechadas e isoladas. A Conferência Ethos, evento líder na difusão da responsabilidade empresarial no Brasil, escolheu este ano um formato integrado, onde todos os encontros acontecem em um espaço comum. “Isso incorpora a forma com que o Ethos trabalha, com transparência, estímulo à diversidade e diálogo constante”, salientou Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto, ao abrir o evento, junto com Celina Carpi, membro do Conselho Deliberativo.

A dupla desenvolveu uma conversa descontraída, avaliando os avanços ao longo dos 16 anos de atuação do Ethos e o momento atual. “No passado, a discussão dos conceitos sobre sustentabilidade estiveram no centro. Agora, chegou a hora da cocriação. Vamos contribuir hoje para a sociedade que queremos, através de modelos de negócios sustentáveis”, declarou Celina. “Queremos criar ambientes favoráveis a mudança, apoiados por políticas públicas adequadas para dar escala às transformações”, continuou Jorge. A agenda do evento foi pensada para estimular a incorporação da sustentabilidade nas estratégias das empresas.

“A mudança de formato foi proposital, para acompanhar a velocidade e a dinâmica dos dias hoje. Queremos superar o processo de fragmentação e favorecer uma escuta atenta de todas as partes e análises sistêmicas que respondam como este mundo conectado está servindo às pessoas”, acrescentou Sérgio Mindlin, presidente do Conselho Deliberativo da instituição, que se juntou à conversa de abertura, acompanhado pela conselheira Olinta Cardoso.

“Quem faz as mudanças são as pessoas. Queremos chegar até as mentes e os corações e isso pede um formato alinhado com o conteúdo. É preciso alcançar como refletir nas empresas, um ambiente 360 graus e sair dos compartimentos”, falou Olinta. Ela destacou a participação nesta edição de novos palestrantes assim como de muita gente nova na audiência.

“Estamos em um tempo de tanta conectividade e mercados globalizados. Mas ainda há uma persistente exclusão social de tantos seres humanos e risco de esgotamento de recursos naturais” alertou o também conselheiro Guilherme Leal, que aproveitou para perguntar à sua colega Leila Velez, como ela avalia o papel do empreendedorismo nesse cenário.

“Empreender é um caminho de vida e alinha o trabalho com a vontade de fazer a diferença no mundo”, respondeu Leila. “A mudança começa com cada um de nós e o tempo é o ativo de maior valor. Vamos aproveitar cada momento e agir agora”.

Jorge Abrahão encerrou esse momento de abertura, ressaltando o carinho com que a programação foi pensada para favorecer negócios e conexões e inspirar as pessoas não só como profissionais, mas para que possam usufruir ao máximo a vida.

Para acompanhar as falas simultâneas, os participantes contam com pequenos transmissores, com canais específicos para cada tema. Nenhum som sai por alto-falantes. Telões projetam imagens de quem está falando e um pequeno dirigível inflável dá uma visão panorâmica ao filmar todo o ambiente. Um cenário futurista organizado em busca de fomentar um bom amanhã para todos nós.

Neuza Árbocz é repórter da Envolverde, especial para o Instituto Ethos

** Publicado originalmente no site Conferência Ethos 360°.