Copa do Mundo: Ministério do Turismo e ONU formalizam parceria para estimular turismo sustentável

Foto área de Salvador, uma das cidades-sede da Copa do Mundo. Foto: Portal da Copa
Foto área de Salvador, uma das cidades-sede da Copa do Mundo. Foto: Portal da Copa

 

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, assinou na quinta-feira (13) um memorando de entendimento que formaliza uma parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O objetivo é estimular o uso sustentável dos recursos naturais no turismo.

O papel da pasta será disseminar práticas de sustentabilidade por meio da campanha “Passaporte Verde”, que estimula o consumo responsável e o uso racional de recursos naturais nos destinos turísticos.

O ministério pretende ainda aproveitar os holofotes da Copa do Mundo 2014 para disseminá-las entre o grande público.

A campanha contempla as dimensões ambiental, sociocultural e econômica da sustentabilidade, estimulando a ecoeficiência em hotéis, operadoras, bares e restaurantes, valorizando as experiências culturais autênticas e a sócio-biodiversidade, além de propor comportamentos sustentáveis para os viajantes.

“O papel do turismo é gerar desenvolvimento para o país, melhorar a renda da população e preservar os recursos naturais do planeta, funcionar como uma indústria limpa, sua vocação natural”, disse o ministro Gastão Vieira.

O documento assinado marca a inclusão do Ministério do Turismo em um acordo de cooperação firmado, em 2011, entre os ministérios do Esporte, do Meio Ambiente e o PNUMA.

“O turismo é uma atividade fundamental para a promoção do consumo sustentável. Isto foi inclusive citado no documento final da Rio+20 e o setor está disposto a se engajar cada vez mais. A campanha Passaporte Verde vai aproveitar a Copa do Mundo e incentivar turistas e os demais cidadãos a viajar e consumir em uma economia de baixo impacto e mais sustentabilidade”, diz Denise Hamú, representante do PNUMA no Brasil.

Na primeira fase da campanha, o ministério vai usar o cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur) para convidar os empresários dos setores de alimentação, hospedagem, transportes, agências e parques temáticos, entre outros, a participar da campanha.

A pasta também validará os compromissos de sustentabilidade entre hotéis, bares e restaurantes que o PNUMA desenvolve com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

A campanha Passaporte Verde ganhará espaços nos centros de atendimento ao turista das 12 cidades-sede da Copa do Mundo e nos principais destinos turísticos do país. Além disso, levando-se em conta as pesquisas recentes sobre o comportamento do consumidor, serão realizadas ações de comunicação online, principalmente nas redes sociais.

As ações previstas na parceria devem se iniciar em março e terão o Mundial como ponto alto.

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.