Editais selecionam projetos de conservação no Sul e Sudeste

conservacao

Interessados em concorrer ao apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário podem se inscrever até 31 de agosto.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está com dois editais abertos para seleção de projetos de conservação do meio ambiente no Sul e no Sudeste. Interessados em concorrer ao apoio financeiro podem se inscrever até 31 de agosto, tanto no tradicional Edital de Apoio a Projetos de Conservação, quanto no Edital Biodiversidade do Paraná, realizado em parceria com a Fundação Araucária. Instituições de todo o país podem inscrever projetos, clicando aqui.

Nesta chamada, o Edital de Apoio a Projetos de Conservação será voltado para a conservação da biodiversidade mais típica do Sul do país. Serão selecionadas pesquisas realizadas no Bioma Pampa, no Rio Grande do Sul; nos Campos Sulinos, que ocorrem nos três estados do Sul brasileiro; além daquelas realizadas na Floresta com Araucárias, com remanescentes em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No Edital Biodiversidade do Paraná, lançado em 2012 e com chamadas anuais, são priorizadas pesquisadas realizadas no trecho paranaense do Lagamar, complexo estuarino que começa no litoral sul de São Paulo e engloba todo o litoral do Paraná, além daquelas com foco na Floresta com Araucárias e fitofisionomias associadas. Apesar dessas priorizações, o Edital recebe propostas de qualquer ecossistema do estado, independente da região.

Linhas temáticas de apoio

Os editais possuem linhas temáticas compartilhadas: elas contribuem para a seleção de pesquisas que gerem resultados efetivos para a conservação e que contribuem para a criação ou implementação de políticas públicas conservacionistas.

A primeira linha é referente a iniciativas para a criação ou ampliação de Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Projetos que envolvam atividades prioritárias previstas nos planos de manejo das UCs e RPPNs também terão preferência.

Ações relacionadas às espécies ameaçadas de ocorrência nos ecossistemas-alvo também possuem uma linha específica. O objetivo é selecionar iniciativas que contemplem a execução de ações prioritárias previstas nos chamados Planos de Ação Nacional (PAN). Os PANs são documentos produzidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e apresentam o status de conservação de determinada espécie ou ecossistema, suas principais ameaças, além de elencar objetivos prioritários de conservação. Essa linha temática selecionará ainda projetos cujo objetivo seja a definição do status de ameaça de espécies que ainda não figuram como ameaçadas ou ações emergenciais para espécies ameaçadas que ainda não possuam PAN.

O Edital Biodiversidade do Paraná possui ainda uma terceira linha temática. Nela são priorizados estudos com foco na proteção e redução da pressão sobre a biodiversidade marinha do Lagamar.

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.