Empresas formalizam pedido para sair de Belo Monte

De sexta-feira até ontem, três empresas privadas fizeram pedido formal para sair do consórcio Norte Energia, vencedor do leilão da hidrelétrica de Belo Monte.  As empresas Galvão Engenharia, Serveng e Cetenco já formalizaram o pedido.  A Contern, do Grupo Bertin, fará o comunicado nos próximos dias.  As informações são da Agência Estado.

A J.Malucelli, que tem participação em Belo Monte por meio das subsidiárias J.Malucelli Construtora e a J.Malucelli Energia, não fez nenhuma formalização ao consórcio, mas também está disposta a se desfazer de sua participação se houver algum interessado.  A intenção, segundo o presidente do grupo, é continuar no projeto apenas por meio da empresa de eletricidade.

Outra sócia que pode deixar o consórcio é construtora Mendes Júnior, mas nesse caso a desistência se deve a uma pendência da empresa com o Banco do Brasil, que não poderia financiar o consórcio.

No entanto, para sair da sociedade as empresas precisam encontrar um comprador para suas ações.  Cogita-se no mercado que o fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef) e a Neonergia (Iberdrola, Previ e Banco do Brasil) poderiam adquirir a fatia desses novos desistentes.  Juntas, Galvão, Serveng, Cetenco, Contern e Mendes Júnior têm 6,25% de Belo Monte.  A J.Malucelli Construtora tem 1% de participação.

No início, essas empresas respondiam por 29,98% do consórcio, que também contava com Queiroz Galvão (10,02%), Gaia (10,02%) e a estatal Chesf (49,98%).  A Gaia Energia, do Grupo Bertin, já saiu do consórcio e a fatia de 9% no projeto será absorvida pela Vale.

* Publicado originalmente no site Amazônia.org.br.