Encontro Ibero-americano sobre Desenvolvimento Sustentável

De 17 a 20 de Outubro em São Paulo, Brasil.

A oitava edição do Encontro Ibero-americano sobre Desenvolvimento Sustentável – EIMA 8, organizado pela Fundação Conama – Espanha, e a Fundação Getulio Vargas – Brasil, acontecerá de 17 a 20 de Outubro, em São Paulo, na Fundação Getulio Vargas. O EIMA 8 pretende construir um espaço de diálogo e de convivência do mundo Ibero-americano na área de sustentabilidade, com a premissa de que para o progresso em uma sociedade sustentável é necessário somar e concentrar o valor de esforços e histórias de sucesso. Considerando que este processo deve envolver não apenas os governos, mas também todos os atores que compõem a sociedade, envolvendo,  empresas, universidades, organizações social até chegar aos cidadãos, espera-se contar com esses diferentes grupos presentes nas sessões e plenárias.
Na Fundação Conama, acreditamos que a crise deve ser encarada como uma oportunidade. São necessárias novas soluções e novas abordagens. Ao mesmo tempo, acreditamos que a transformação de nossa sociedade rumo a um modelo mais sustentável já está em andamento e que não haverá retorno.

Cooperação para um futuro sustentável

A celebração da última edição do EIMA no Brasil, bem como a participação de seus representantes no Fórum Hispânico do Brasil, levou-nos a pensar sobre a necessidade de extrapolar a experiência e o conhecimento relacionados à energia, água e colaboração. A clara preocupação e conscientização sobre questões ambientais, não só do governo brasileiro, mas também dos cidadãos e empresas para outros países da região corroboram para essa decisão.

Por isso, a Fundação Conama pensa que o melhor local para apresentar esta questão seria na oitava edição do EIMA. Neste encontro teremos a oportunidade de envolver representantes de diferentes países latino-americanos, que vêem o Brasil e a Espanha como uma oportunidade para combater as alterações climáticas e proteger a biodiversidade, por meio de colaboração, de novas parcerias e projetos inovadores focados em sustentabilidade.

Objetivos

O EIMA 8 foi estabelecido como um fórum para gerar discussões entre profissionais e todos os envolvidos com o desenvolvimento sustentável, promover o intercâmbio de informações, experiências e conhecimentos visando o avanço de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Os objetivos específicos são:

Consolidar um espaço de diálogo permanente e debate sobre desenvolvimento sustentável Ibero-americano aberto a todos os interessados, incentivando a comunicação entre eles;

Criar uma rede de especialistas e líderes em sustentabilidade, promovida pela sociedade civil através de instituições sociais;

Propor temas, objetivos e prazos chave indispensáveis para a definição de responsabilidades relacionadas aos desafios trazidos pela questão da  sustentabilidade, contando com uma mudança nas estratégias de ações de curto, médio e longo prazo;

Identificar as ferramentas necessárias para o alcance destes objetivos e as Boas Práticas lançadas neste sentido;

Promover e difundir o conhecimento, e facilitar o diálogo direto entre as partes interessadas, assim como a troca de experiências bem-sucedidas nos temas relacionados;

Promover a cooperação direta e o relacionamento entre governos, empresas e a sociedade civil, por meio de trabalhos pré e pós evento, e criação de espaços de discussões adequados para o dia do encontro

Estimular o surgimento de intercâmbios, convênios e parcerias de cooperação para a realização de novos projetos colaborativos.

Eixos temáticos

Para a execução desta nova edição do EIMA, trabalhamos junto com várias organizações na Espanha e no Brasil, e também em nível internacional para desenvolver um programa que integre suas prioridades e esteja alinhado com os temas do Rio +20. Inicialmente, o programa está estruturado em quatro eixos temáticos principais:

O evento é dirigido a especialistas em assuntos relacionados com a área de desenvolvimento sustentável, representantes das instituições, órgãos locais, dirigentes de empresas, líderes de organizações da sociedade civil, professores, pesquisadores e jornalistas. Além disso, haverá um número limitado de vagas para estudantes do último ano que estão fazendo um trabalho sobre o desenvolvimento sustentável local. A Delegação Espanhola será composta por um grupo com mais de 50 pessoas, incluindo representantes de empresas, governo e especialistas de diferentes disciplinas, com alta representação institucional.

O programa será desenvolvido por meio de diferentes tipos de atividades buscando assegurar o debate das questões mais avançadas, a apresentação de projetos e a promoção do contato entre os participantes. Inicialmente, considera-se desenvolver o seguinte:

Para ver o programa de atividades clique aqui.

Como participar

Confira a programação completa no site www.eima8.org e faça a sua inscrição pelo sistema online na seção “inscrições” do site.

Serviço:

Encontro Ibero-americano sobre Desenvolvimento Sustentável
17 a 20 de outubro de 2011
Dia: 17/10/11 das 14h às 18h00
Dia: 18 e 19/10/11 das 9h às 18h
Dia 20/10/11 das 9h às 19h30
Ingressos de R$ 160,00 a R$ 800,00 de acordo com a classificação da inscrição.
Site: www.eima8.org
Local: Auditório da Fundação Getulio Vargas – Av. 9 de Julho, 2029 – Bela Vista.

Estrutura organizacional

Para o alcance dos seus objetivos, a Fundação Conama e a Fundação Getulio Vargas, constituirão um Comitê Executivo composto por representantes da Fundação MAPFRE; Itaipu, Instituto Ethos, Instituto Binacional, Rede Nossa São Paulo e Fundação de Ecologia e Desenvolvimento (ECODES). Por outro lado, também será formado um Comitê Gestor, composto por membros do Comitê Executivo, as instituições de governo de cada país que apóiem o evento e os patrocinadores especiais do EIMA8, com a intenção de: assegurar a qualidade e a utilidade do programa; Identificar as instituições e as pessoas adequadas para o projeto; Facilitar os contatos; Contribuir com a promoção do evento e difusão dos seus conteúdos.