Metas de desenvolvimento não podem ser revés para indígenas

Foto: ONU/Evan Schneider
Foto: ONU/Evan Schneider

Peritos disseram nessa segunda-feira que referência a indígenas não podem ficar fora do texto das novas metas; alerta foi feito após reunião em Nova York.

As novas Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas não podem ser um revés para os indígenas, disse nesta segunda-feira um grupo de especialistas sobre o assunto.

O pedido foi feito após reunião do Grupo de Trabalho sobre Metas de Desenvolvimento Sustentável, realizada em Nova York. O objetivo é criar um conjunto de metas a serem apresentadas à Assembleia Geral da ONU em setembro.

Especialistas

Segundo os especialistas em direitos humanos, povos indígenas enfrentam desafios “piores em termos de desevolvimento econômico do que setores não-indígenas da população em quase todos os países em que vivem”.

Mas os peritos afirmam que eles podem “contribuir de forma significativa para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável” por causa de seu “conhecimento tradicional de gerenciamento de recursos naturais”.

Rascunho

O grupo notou com preocupação que todas as referências a “povos indígenas” foram apagadas do último rascunho sobre Metas de Desenvolvimento Sustentável, apesar do termo ter sido incluído em versões anteriores.

Segundo os especialistas, o termo “povos indígenas” tem sido usado consistentemente na Declaração de Johanesburgo de 2012 e no documento da Rio+20 chamado “O Futuro que Queremos”, além de constituições e políticas nacionais.

Os peritos apelam aos países-membros da ONU no grupo de trabalho que ouçam as propostas feitas por representantes de povos indígenas neste processo.
De acordo com os especialistas, “é amplamente reconhecido que os indígenas não têm recebido a atenção que merecem nos processos de desenvolvimento nacional e nos esforços para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio”.

Eles disseram ainda que “as novas Metas de Desenvolvimento Sustentável apresentam uma oportunidade única de remediar estas falhas e injustiças históricas resultantes do racismo, da discriminação e da desigualdade sofridos pelos povos indígenas em todo o mundo”.

* Apresentação: Leda Letra.

** Publicado originalmente no site Rádio ONU.