Eventos marcam o 44º aniversário do Dia da Terra

 

Kiruba Shankar. Foto: Flickr
Kiruba Shankar. Foto: Flickr

 

Data foi criada em 1970 para conscientizar sobre a importância da preservação da natureza; organizações em todo o mundo lançam formas participativas de chamar a atenção para problemas ambientais

Nesta terça-feira, dia 22 de abril, celebra-se o Dia Internacional da Mãe Terra, mas o que se percebe é que atualmente não há muitos motivos para comemorações: o planeta enfrenta uma grave crise ambiental, com problemas que vão desde contaminação de água, solo e ar por produtos químicos a uma taxa de extinção de espécies sem precedentes, passando por questões agrárias e de direitos da terra de povos indígenas e efeitos devastadores das mudanças climáticas.

Todos esses problemas nos lembram o quanto o planeta se encontra em uma situação delicada, e o Dia da Terra nasceu para isso mesmo: conscientizar a população sobre a importância da preservação da natureza e chamar a atenção para os problemas ambientais.

A data foi criada em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson depois de um vazamento de petróleo que o ocorreu no estado da Califórnia. O senador, inconformado com a situação, pensava em alguma forma de fazer com que as pessoas ficassem mais cientes de acontecimentos como esse e que percebessem os impactos que isso tem em suas vidas.

Pouco depois, veio a ideia. “Surgiu na minha cabeça. É isso! Por que não ter um [dia] de conscientização ambiental e envolver a todos?”, revelou Nelson posteriormente. Logo na primeira edição do Dia da Terra, o evento fez sucesso: no auge do movimento hippie e com o início da conscientização ambiental, 20 milhões de norte-americanos participaram da comemoração, que levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas.

De lá para cá, a celebração foi abrangendo cada vez mais países, até que, em 1990, se tornou oficialmente global, com 140 nações participando. Em 2000, mais de 180 países comemoraram o Dia da Terra e, em 2009, as Nações Unidas renomearam a data, chamando-a de Dia Internacional da Mãe Terra, embora o nome mais curto tenha se popularizado mais.

Atualmente, governos, organizações e pessoas realizam eventos para lembrar a data, que possui site próprio ressaltando os principais acontecimentos que marcam o Dia da Terra. Em 2014, a National Geographic estima que mais de um bilhão de pessoas participarão de alguma forma do evento, que neste ano enfatiza a importância da educação na conscientização ambiental e o papel da urbanização sustentável para um planeta melhor.

Segundo o site do Dia da Terra, a data promete ter eventos de peso. Na Tunísia, a Organização Maya, ONG do Instituto Superior de Ciências Biológicas Aplicadas de Túnis (ISSBAT) que promove tecnologias limpas e adaptação às mudanças climáticas, realizará a ‘Go Greener Maya Competition’, através da qual o instituto promoverá ideias para reduzir, reciclar e/ou reusar resíduos no ISSBAT, ajudando a diminuir a quantidade de lixo gerada pela instituição.

No Iraque, a Iraqi Green Peace Organization (IGPO) planeja criar clubes ambientais em escolas primárias para ensinar as crianças a protegerem as cidades e aumentarem o número de espaços verdes urbanos. Também trabalharão com os estudantes em uma campanha de reflorestamento para escolas, em parceria com fundações locais e voluntários da comunidade.

Em Genebra, na Suíça, a Escola Internacional de Genebra realizará uma ‘liquidação verde’ e um bazar de alimentos orgânicos para arrecadar fundos e plantar árvores em escolas. Também haverá atividades como jogos de reciclagem e artes e ofícios ambientais.

Em Dublin, será realizado o ‘Acampamento Eco-Explorador para Crianças’ de 22 de abril a 25 de abril. As crianças de cinco a 12 anos explorarão a ecologia urbana local, farão medições climáticas, investigarão a vida selvagem urbana e descobrirão os espaços verdes de Dublin.

No Brasil, o dia também será marcado por comemorações, e alguns artistas brasileiros, como Caetano Veloso, Lenine, Criolo e Emicida se reuniram na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, para gravar um videoclipe que foca na preservação ambiental. O trailer e o videoclipe da música ‘Eu estou vivo’, uma iniciativa da ONG Rainforest Alliance, já estão disponíveis no youtube, e é possível fazer download da música através de uma doação para a ONG.

‘Selfie’ para a conscientização ambiental

Como as mídias sociais tornaram o público cada vez mais participativo na produção de conteúdo, o Dia da Terra também não ficou fora desse fenômeno. Assim, a NASA criou a campanha ‘#Global Selfie Earth Day’, que visa estimular as pessoas a fazerem ‘selfies’ – aqueles auto-retratos feitos com câmeras e celulares – com o meio ambiente como pano de fundo, sejam montanhas, parques, o céu, rios, lagos ou qualquer outra paisagem natural.

O objetivo da agência espacial norte-americana, além da conscientização ambiental, é coletar imagens da Terra para criar uma espécie de ‘colagem’ para um grande retrato do planeta. Para participar, é só tirar uma ‘selfie’ com uma paisagem natural de fundo e com alguma forma de identificação – uma plaquinha como o modelo criado pela NASA, ou mesmo palavras escritas na areia, ou com pedras, ao fundo – e publicar no Twitter, Instagram ou Google+ com a hashtag #GlobalSelfie, ou na página do Facebook #GlobalSelfie event.

“O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça das mudanças climáticas, da exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando ameaçamos nosso planeta, minamos nosso próprio lar – e nossa sobrevivência no futuro. Neste dia internacional, vamos renovar nossas promessas para honrar e respeitar a Mãe Terra”, afirmou Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, em uma mensagem.

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.