Fotógrafo Haroldo Castro leva viajantes para a Etiópia

Um dos mais importantes fotógrafos de aventura do mundo, Haroldo Castro vai dividir suas experiências com um grupo especial de viajantes.

Com o interesse dos brasileiros em viagens internacionais em alta, o fotógrafo, jornalista e conservacionista Haroldo Castro resolveu adicionar mais uma atividade profissional a seu currículo, a de operador de turismo. Com uma invejável experiência em viajar pelo mundo – documentou 163 países – Haroldo criou VIAJOLOGIA EXPEDIÇÕES, uma operadora especializada em jornadas a destinos exóticos, “com um foco específico na descoberta de espaços e de imagens admiráveis”.

Igreja de São Jorge esculpida na rocha, em LALIBELA
Igreja de São Jorge esculpida na rocha, em Lalibela, na Etiópia

 

Procissão na Sexta-Feira Santa em LALIBELA
Procissão na Sexta-Feira Santa em Lalibela, na Etiópia 

 

Haroldo afirma que seu nicho é muito particular. Seu cliente não é aquele que pretende fazer compras em Nova York ou visitar Paris e Londres. “Mas se você quiser participar da celebração de uma festa religiosa na Etiópia, conviver com pastores nômades na Ásia Central ou realizar um safári fotográfico na Namíbia, venha viajar comigo”, diz Haroldo.

Haroldo Castro rodou pelos lugares mais insólitos do planeta. Realizou com seu filho Mikael a expedição jornalística Luzes da África de 40 mil km por 18 países africanos, levou viajantes às estepes da Mongólia, aos templos de Mianmar e às montanhas remostas do Butão e desenhou com o fotógrafo Sebastião Salgado sua jornada à Papua-Nova Guiné para o projeto Gênesis.

Ele cunhou a palavra “Viajologia”, que significa a “arte e a ciência de viajar”. “Quero mostrar que a viagem é uma escola dinâmica. Viajar é aprender com a alma: o conhecimento adquirido durante uma jornada cristaliza-se para sempre”, afirma Haroldo.

A próxima viagem organizada por VIAJOLOGIA EXPEDIÇÕES levará um grupo seleto de brasileiros à Etiópia para celebrar a Páscoa nas igrejas ortodoxas esculpidas na rocha de Lalibela. “Acompanhei esta festa em 2010. Foi uma experiência inesquecível. A Semana Santa é vivenciada com grande devoção e segue uma tradição mística que não encontrei em nenhum outro lugar. É um mundo parado no tempo”, diz Haroldo.

Paisagem nas montanhas no NORTE DA ETIÓPIA
Paisagem nas montanhas no Norte da Etiópia 

 

Na Etiópia, além de Lalibela, o grupo também conhecerá a nascente do rio Nilo Azul, monastérios e castelos medievais, os monolitos de Aksum, paisagens espetaculares e a hospitalidade do povo etíope. “A riqueza cultural e espiritual da Etiópia é muito expressiva. Precisamos romper este preconceito que isola certas nações africanas. Viajar para descobrir o aspecto positivo de um lugar é praticar a Viajologia”, afirma Haroldo.

Informação 

  • Viagem: Páscoa na Etiópia, com destaques para Adis Ababa, Lalibela, Gondar, Aksum, Lago Tana e montanhas de Gheralta.
  • Grupo: mínimo de 8 e máximo de 14 viajantes
  • Datas confirmadas: Saída 10 de abril de 2014 e regresso 23 de abril de 2014
  • Custo: parte terrestre inclui hospedagem, três refeições, transporte local, voos domésticos, entradas e taxas. Mais detalhes no website.
  • Referência: Haroldo Castro esteve quatro vezes na Etiópia, a primeira em 1983. Durante a  expedição jornalística “Luzes da África”, em 2010, ele rodou 5.850 km no país durante 23 dias. No livro Luzes da África (2012, Editora Civilização Brasileira, indicado ao Prêmio Jabuti), os capítulos 15 e 16 relatam a jornada ao norte da Etiópia.
  • Website: www.viajologia.com.br/web/etiopia-2014