Grandes empresas querem facilitar comércio de energia renovável

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Doze das maiores corporações do planeta assinaram nesta sexta-feira (11) os Princípios dos Compradores de Energia Renovável (Renewable Energy Buyers’ Principles), no qual detalham uma série de dificuldades que estão encontrando para comprar energia renovável. O objetivo é que esse documento mostre ao setor de energia que existe demanda, mas que para atendê-la é preciso fazer mudanças e facilitar a comercialização.

Bloomberg, Facebook, General Motors, Hewlett-Packard, Intel, Johnson & Johnson, Mars, Novelis, Procter and Gamble, REI, Sprint e Walmart assinaram o documento, e juntas possuem a meta de comprar 8,4 milhões de megawatt hora (MWh) por ano até 2020 em energia renovável.

Os princípios abordam diversas barreiras que as grandes companhias enfrentam para adquirir e instalar energia renovável. Uma das dificuldades seria que os atuais mercados de energia renovável são complicados de entender.

“Nós sabemos que energia renovável a custos competitivos existe, mas, no momento, tem sido difícil comprá-la. Poucas empresas possuem o conhecimento e os recursos para comprar energia renovável devido ao mercado limitado e complexo”, disse Amy Hargroves, diretora de responsabilidade corporativa da Sprint.

“Nossa esperança é que, ao identificar as principais dificuldades dos grandes compradores, o mercado promova as mudanças necessárias, e assim esse tipo de energia fique mais acessível para todos”, continuou Hargroves.

O documento, uma iniciativa do WWF e da World Resources Institute (WRI), traz seis critérios que ajudariam as signatárias a cumprirem suas metas de compras:

1 – Maior opção de escolha na aquisição;
2- Maior acesso às opções competitivas;
3 – Contratos de longo tempo e mais flexíveis;
4 – Acesso a novos projetos que reduzam as emissões além do business-as-usual (se nada for feito);
5 – Financiamento por terceiros simplificado;
6 – Aumento das opções de compra junto às distribuidoras.
“Esses Princípios estabelecem as bases para parcerias para ajudar compradores de energia como nós a irem mais longe e mais rápido. Sabemos que a meta da nossa companhia de ser alimentada por 100% de energia renovável é boa para os negócios e boa para o meio ambiente”, observou David Ozment, diretor sênior do Walmart.

“Se pudermos comprar energia renovável por menos, poderemos operar por menos – e poderemos passar as economias e um futuro com energia mais limpa para nossos consumidores e suas comunidades. Esperamos que outros se juntem a nós para tornar esses princípios uma realidade”, concluiu Ozment.

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.