I Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas debate sobre a Rio+20

O Dia Mundial da Floresta, comemorado em 21 de março, será celebrado no Amazonas com uma programação diferenciada. Neste dia, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), vai reunir especialistas na área ambiental, profissionais da mídia local e nacional e sociedade civil, para discutir os temas da Rio + 20, no I Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas (I ECSA). O evento será realizado no Hotel Caesar Business, localizado na Avenida Darcy Vargas, 654, bairro Chapada, das 8h às 18h.

As inscrições podem ser feitas no site www.sds.am.gov.br, em que os interessados devem preencher um formulário e aguardar um email confirmando a inscrição. Estão disponíveis 200 vagas.

O I Encontro é uma realização da SDS em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Agência de Comunicação do Estado (Agecom), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Conta, ainda, com o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJPAM), Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), Associação das Mídias Ambientais (Ecomídias) e Instituto Envolverde.

Com o tema “O Amazonas na Rio +20: Economia Verde, Combate à Pobreza e Governança”, o I ECSA pretende, entre outras coisas, contribuir como um foro preparatório para as questões que estarão em debates durante a RIO+20 e os desafios dos profissionais da comunicação em conseguir traduzir os temas para a linguagem acessível ao público, não só com a informação que esclarece, mas também com a que encanta e sensibiliza.

Para tanto, o evento visa aproximar os diferentes setores envolvidos no processo técnico e de divulgação, para criar um canal de aperfeiçoamento dos instrumentos no exercício da comunicação ambiental, especialmente com foco na realidade Amazônica, no sentido de expandir suas boas práticas para que sirvam de exemplos para a promoção da sustentabilidade, a ser discutida na Rio + 20.

Nádia Ferreira, titular da SDS, ressalta a iniciativa do Governo do Amazonas na realização do evento. “Nossa motivação para organizar esse debate será discutir o tema Economia Verde junto à sociedade, certamente um conceito ainda pouco difundido, mas que propõe uma transição para uma economia menos intensiva em carbono e mais respeitosa com o meio ambiente e com as pessoas”, afirma Nádia Ferreira.

Dividido em dois painéis: “A economia verde e a comunicação socioambiental no Amazonas” e “A Governança e a comunicação socioambiental no Amazonas”, o I Encontro traz um tema transversal que é o meio ambiente, e por conta disso, está aberto a toda a sociedade, como representantes de orgãos públicos, privados, Ongs, universitários, profissionais da área de comunicação, e demais áreas de interesse.

Dal Marcondes, um dos moderadores de painel, explica que é importante contextualizar o papel da comunicação na construção de relações mais sustentáveis nas cadeias de valor da economia. “Vamos trabalhar de forma que seja apresentado à plateia um mosaico de ideias coerentes e não como uma colcha de retalhos”, explica Marcondes, que é jornalista, membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), da Associação Brasileira de Mídias Ambientais (ECOMÍDIAS) e diretor de redação da Envolverde.

O outro moderador de painel, Vilmar Berna, ressalta que o evento é de extrema importância para o Brasil e para o mundo, “neste momento em que o agravamento das mudanças climáticas e seu impacto na saúde humana exigem metodologias e capacitações para levar a informação que esclarece as populações mais vulneráveis”. Ele é jornalista e ganhador do Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente e do Prêmio Verde das Américas.

Dentre os palestrantes já confirmados, estão: Nádia Ferreira (SDS), Virgílio Viana (FAS), Odenildo Sena (Sect), Carlos Bueno (Inpa), Dener Giovanini (Estadão), Cláudio Ângelo (Folha de São Paulo), Amélia Gonzalez (O Globo), Gerson Severo (A Crítica), Daniela Assayag (TV Amazonas), Vilmar Berna (RBJA e Ecomídias), Dal Marcondes (Envolverde), Leornardo Sakamoto (Professor da PUC), Max Fercondini (apresentador do Globo Ecologia). A equipe de organização aguarda a confirmação de outros palestrantes em nível local e nacional.

A Conferência Rio + 20 será realizada no período de 20 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, e tem como tema: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. O Estado do Amazonas está se preparando para o evento, trazendo a pauta para ser discutida junto à sociedade amazonense.