Igreja derruba 334 árvores de Mata Atlântica para realizar missa durante a Jornada Mundial da Juventude

A Capela de São Sebastião é uma das mais antigas do Rio de Janeiro e as árvores foram derrubadas para uma missa com 800 fiéis. Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias
A Capela de São Sebastião é uma das mais antigas do Rio de Janeiro e as árvores foram derrubadas para uma missa com 800 fiéis. Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias

Exatas 334 árvores foram derrubadas para a realização de uma missa campal nas proximidades do Parque Estadual Serra da Tiririca, na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Algumas árvores eram centenárias, mas foram retiradas do local por conta de um evento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá receber o Papa Francisco.

Os responsáveis pelo desmatamento que dizimou 30 diferentes espécies de Mata Atlântica foram os líderes da Capela de São Sebastião de Itaipu, uma das mais antigas do estado, segundo o Portal Terra. O objetivo era abrir espaço para a realização de uma missa para que peregrinos celebrem uma missa durante a JMJ.

De acordo com a secretaria municipal de Ambiente de Niterói, um decreto municipal de nº 2602/2008 determina que a retirada e a poda de árvores sejam precedidas de autorização da pasta. Os representantes da igreja, no entanto, derrubaram a vegetação sem autorização. “Se a igreja tem o papel de educação ambiental, não pode cometer uma supressão desse tamanho”, afirmou o secretário Daniel Marques.

Justificativa

Por conta da derrubada, a igreja foi multada em R$ 10 mil reais e deverá fazer reflorestamento de plantas nativas da Mata em até 60 dias. O advogado da Diocese de São Sebastião, da qual faz parte a capela, Rafael Cura, justificou a ação. “A autorização foi pedida e, mediante a urgência de um evento que derrubou algumas árvores, se iniciou um processo de limpeza.”

* Com informações do Portal Terra.

** Publicado originalmente no site EcoD