Índice Dow Jones de Sustentabilidade conta com oito empresas brasileiras

DJSI é o primeiro índice global de ações composto por companhias consideradas social e ambientalmente responsáveis. Foto: SXC.hu
DJSI é o primeiro índice global de ações composto por companhias consideradas social e ambientalmente responsáveis. Foto: SXC.hu

Começa a valer no dia 23 de setembro a nova composição do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), que nesta nova edição é integrado por 333 empresas de 59 setores da indústria de 25 países, segundo informou a Exame.com. O Brasil é representado no ranking por oito companhias.

O grupo seleto do Brasil é formado por Bradesco, Cemig, Embraer, Itaú Unibanco, Itaúsa, Petrobras, Banco do Brasil e a estreante Fibria.

Para essas empresas serem incluídas, elas passam por rigoroso processo seletivo, que analisa dados econômicos, desempenho ambiental e social, governança corporativa, gestão de risco, mitigação das mudanças climáticas e práticas trabalhistas.

A seleção é conduzida pela RobecoSAM AG, empresa especializada em gestão de ativos e na oferta de produtos e serviços no campo de investimentos sustentáveis, e todo o processo conta com auditoria da Deloitte.

Lançado em 1999 como primeiro índice global de ações composto por companhias consideradas social e ambientalmente responsáveis, o DJSI tem o objetivo de orientar a alocação de recursos pelos gestores globais, estimulando a responsabilidade ética corporativa e o desenvolvimento sustentável.

* Publicado originalmente no site EcoD.