José Eli da Veiga explica as três dimensões da economia verde

Economia Verde é aposta para crise global. Foto: Fora do Eixo

O tema da celebração do Dia do Meio Ambiente em 2012, celebrado na terça-feira, 5 de junho, foi: “Economia Verde: ela te Inclui?”, que teve o objetivo de incentivar a avaliação do conceito na vida cotidiana, além de buscar avaliar se o desenvolvimento por meio de uma Economia Verde atende às necessidades individuais.

Para o especialista socioambiental José Eli da Veiga, a economia verde é dividida em três dimensões: aumento do bem-estar, redução das desigualdades e redução da pegada ecológica.

” [A economia verde] faz três coisas ao mesmo tempo, tem um triplo dividendo simultâneo. Por exemplo, tudo o que leva a uma economia de energia, leva à substituição de energias fósseis por energias renováveis, tudo isso está no centro da economia verde. [Como também] racionar o uso da água, evitar o desperdício”, simplificou o especialista à Rádio ONU.

A economia verde será um dos principais temas debatidos na Rio+20, nos dias 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, os países devem acordar, na Rio+20, que não é adequado utilizar o Produto Interno Bruto (PIB) como a única medida de crescimento e riqueza.

Segundo o secretário-geral não deve existir conflitos entre a saúde da economia e a do meio ambiente. Ele afirmou que, os países podem proteger o meio ambiente, ter crescimento econômico, criar empregos decentes e acelerar o progresso social, com políticas inteligentes.

– Ouça a matéria na íntegra –

* Publicado originalmente no site da EcoD.