Jovens mostram suas soluções para os desafios ambientais em conferência da ONU

O objetivo é que os jovens compartilhem ideias sustentáveis. Foto: Divulgação/Tunza

 

A Conferência Internacional da Juventude Tunza 2013 reúne, durante a terceira semana de fevereiro, cerca de 250 jovens de cem países, na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), no Quênia.

O objetivo é que crianças e adolescentes compartilhem experiências e práticas sobre empreendedorismo, consumo e produção sustentáveis, combate ao desperdício de alimentos e outros aspectos do desenvolvimento sustentável, sob o tema Saúde e Meio Ambiente.

Segundo a organização, mais de 60% dos ecossistemas mundiais estão degradados, o que causa impactos negativos no acesso a água potável, alimentação saudável e saneamento básico, elementos essenciais para a saúde.

A exposição a compostos químicos poluentes e a inalação de fumaça proveniente de fogões improvisados também estão entre os principais problemas ambientais que causam doenças, e os jovens estão entre os que têm a saúde mais prejudicada pela degradação do meio ambiente, ainda de acordo com a ONU.

Experiências

As experiências dos jovens foram reunidas no documento Tunza Acting for a Better World: GEO 5 for Youth, lançado na abertura da conferência, em 11 de fevereiro. A publicação leva os preceitos do GEO 5 – Panorama Ambiental Global para jovens leitores e destaca exemplos simples e de baixo custo que podem ser replicados.

“O documento mostra que os jovens podem abrir novos caminhos na busca de soluções para os principais problemas ambientais do mundo. Governos, indústrias e demais agentes devem seguir o seu exemplo para garantir uma distribuição justa de recursos e uma trajetória sustentável para o mundo”, afirmou o diretor executivo do Pnuma e subsecretário-geral do ONU, Achim Steiner.

Conheça o documento na íntegra (em inglês)

* Publicado originalmente no site EcoD.