Mais de dois bilhões de pessoas estão ligadas à Internet

Em apresentação feita hoje na abertura do Fórum de Governança da Internet (IGF), em Baku, Azerbaidjão, o Subsecretário-Geral para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Wu Hongbo, falou sobre a democratização do acesso à Internet, ressaltando a importância dessa ferramenta no desenvolvimento de diversos setores. Ele destacou os avanços ocorridos neste campo, mas alertou que o fosso digital ainda é grande.

No fim de 2011, 2,3 bilhões de pessoas já tinham acesso à Internet em todo o mundo; a banda larga móvel alcançava mais de um bilhão de pessoas e 590 milhões acessavam a rede através da banda larga fixa de assinaturas.

“Embora este progresso seja certamente significativo, temos um longo caminho a percorrer em nossos esforços coletivos para eliminar o fosso digital”, ele disse aos participantes da reunião que tem como tema A Governança da Internet para o Desenvolvimento Sustentável, humano, econômico e social, observando que apenas um quarto dos habitantes do mundo em desenvolvimento estavam online até o final de 2011.

O encontro desta semana, ocorre menos de um mês antes do início da Conferência Mundial sobre a Internacional de Telecomunicações (WCIT-12), que acontecerá entre os dias 3 e 14 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que vai rever o Regulamento das Telecomunicações Internacionais (ITRs) que datam de 1988.

* Publicado originalmente no site Agência Brasil.