No Dia das Crianças, campanha vai estimular consumo consciente

A intenção da iniciativa é estabelecer nova rotina para as crianças. Foto: Cristiano de Jesus

Estimular o consumo consciente dos mais jovens, com base nos pilares da sustentabilidade, é o principal objetivo da ação “Ganhou, Doou”, referente à campanha “Criança e Consumo Sustentável)”, que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai promover na sexta-feira, 12 de outubro, e no sábado (13), em menção ao Dia das Crianças. A iniciativa será realizada no Teatro de Arena do Zoológico e no Parque Ana Lídia, em Brasília, das 9h às 18h.

Segundo a gerente de projetos da secretaria de articulação institucional e cidadania ambiental do MMA, Fernanda Daltro, a proposta da ação é convidar os pais a estabelecer uma nova rotina com seus filhos: ao ganhar um novo presente, os pequenos deverão doar um brinquedo antigo, com o qual já não brincam mais.

“Sabemos que é quase impossível pedir aos pais que não deem mais brinquedos aos filhos, mas é urgente que consigamos estabelecer uma nova relação com as coisas – por que precisamos ter sempre mais? Dessa maneira, os pais estimulam as crianças a ter uma relação de menor apego e necessidade de acúmulo de coisas em geral, o que ajudará a formar um adulto menos consumista”, explicou Fernanda.

Quem participar da iniciativa também ganhará uma revista da Turma da Mônica sobre meio ambiente. Os brinquedos doados serão recebidos por voluntários de duas organizações não governamentais de apoio à infância em situação de risco e por voluntários do MMA.

* Publicado originalmente no site EcoD.