Nova York transformará aterro sanitário em usina solar de 10MW

Freshkills Park durante os anos 1970 e como deverá ficar em 2016. Foto: Universidade de Cornell - Prefeitura de NY.
Freshkills Park durante os anos 1970 e como deverá ficar em 2016. Foto: Universidade de Cornell – Prefeitura de NY.

Projeto reflete o atual boom de fontes renováveis nos Estados Unidos, que responderam por 99,3% de toda a nova capacidade instalada no país em outubro.

O aterro sanitário de Freshkills Park começou a operar nos anos 1950 e logo se tornou o destino de boa parte do lixo da maior cidade norte-americana, Nova York. Na década de 1980 eram depositadas ali dezenas de milhares de toneladas de resíduos diariamente, sendo que o total acumulado chegou a ser de 150 milhões de toneladas.

O aterro foi oficialmente fechado em 2001 e a área desde então ficou de certa forma abandonada.

Nesta semana, o prefeito Michael Bloomberg anunciou uma grande restauração da região, com a construção de áreas verdes e de lazer, e com a instalação de uma usina solar com 10MW de capacidade, o suficiente para atender duas mil residências.

Com a nova usina, que deve ficar pronta em 2016, a cidade aumentará sua capacidade instalada de renováveis em 50%. A obra será realizada pela empresa SunEdison, que venceu um processo de seleção.

“Freshkills logo se transformará em um dos maiores parques de Nova York, assim como o local de nossa maior usina solar. Será um exemplo de renovação urbana e sustentabilidade”, declarou Bloomberg.

Renováveis

O projeto nova-iorquino é apenas mais um dos muitos que estão saindo do papel nos EUA.

Segundo os dados mais recentes da Comissão Federal de Regulação de Energia, projetos solares, eólicos e de biomassa responderam por um aumento de 694MW na capacidade instalada norte-americana em outubro deste ano, 99,3% de tudo o que foi construído no mês .

A energia solar aparece como o grande fator nessa conta, com 12 instalações somando 504MW, 72,1% da nova capacidade. Foram construídas ainda quatro usinas de biomassa, disponibilizando 124MW, e duas eólicas, 66MW.

Considerando os primeiros dez meses de 2013, as fontes renováveis responderam por 32,8% de toda a nova capacidade dos EUA, mais do que o carvão, 12,5%, mas ainda menos do que o gás natural, 53,7%.

Atualmente, as renováveis representam 16% da capacidade instalada no país, sendo que a hidroeletricidade lidera com 8,3%, seguida pela eólica, 5,21%, biomassa, 1,32%, solar, 0,59%, e geotermal, 0,33%. Juntas essas fontes já ultrapassam a nuclear, 9,22%, e o petróleo, 4,06%.

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.