ONG empresta bicicletas para quem não tem dinheiro para pagar condução

46 pessoas já aproveitaram o serviço e mais 80 estão na fila de espera, por isso, as doações de bikes são bem-vindas. Foto: .Santi MB./Flickr

O Pedal Social é uma ação criada pelo Instituto Mobilidade Verde para disponibilizar bicicletas às pessoas em situação de rua e moradores de ocupações sem-teto na cidade de São Paulo. O programa, criado para os trabalhadores que não podem abrir mão do salário com transporte público, já atendeu a quase 50 pessoas desde o começo deste ano.

A ação social surgiu a partir de um levantamento realizado pelo Instituto Mobilidade Verde em 2010, que reuniu dados sobre os moradores de rua para saber qual o maior desafio enfrentado na hora de conseguir um emprego. A pesquisa revelou que, para muitas pessoas, separar dinheiro para bancar o transporte até os locais de trabalho no primeiro mês nem sempre é tarefa fácil.

O projeto saiu do papel no começo deste ano, e a maior parte dos empréstimos é registrada no centro, onde 46 pessoas já aproveitaram o serviço e mais 80 estão na fila de espera, por isso, as doações de bikes são bem-vindas. A ação é realizada pelo Instituto Verde, em parceria com o Movimento Estadual das Pessoas em Situação de Rua de São Paulo.

Segundo a Folha de S. Paulo, o projeto está se expandindo – agora, o Pedal Social também está presente no Cambuci, bairro que tem um alto número de ocupações sem-teto. De acordo com Lincoln Paiva, representante do Instituto Mobilidade Verde, a ideia é espalhar a ação nas áreas que mais possuem cortiços.

O Instituto Mobilidade Verde também afirma que as bicicletas são emprestadas preferencialmente para as famílias que possuem renda menor ou igual a um salário mínimo e que não têm condições de pagar o transporte público na capital paulista. Aos finais de semana, as bikes ficam disponíveis para crianças e jovens.

* Publicado originalmente no site CicloVivo.