Pesquisa aponta que apenas 11% da população sabe o que é a Rio+20

O evento será realizado de 28 de maio a 6 de junho de 2012. Foto: Divulgação

O Instituto Vitae Civilis, em parceria com a Market Analysis (empresa especializada em estudos sobre sustentabilidade), desenvolveu uma pesquisa no final de agosto de 2011, que indicou o desconhecimento da população em relação à Rio+20. Apenas 11% dos entrevistados está muito ou parcialmente familiarizado com o evento.

A análise foi realizada com 806 adultos, entre 18 e 69 anos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Goiânia. Dos entrevistados, 4% pertencem à classe A, 29% (B), 49% (C) e 18% (D e E).

Segundo o estudo, a divulgação da iniciativa está mais acessível às classes mais altas e aos consumidores com elevada escolaridade. A população mais consciente sobre a Rio+20 está concentrada em Recife.

Para Aron Belinky, coordenador de Processos Internacionais do Instituto Vitae Civilis, o evento não é percebido como um marco para a população brasileira. Para a parcela que tem um pouco de conhecimento sobre os assuntos de sustentabilidade, há uma percepção correta tanto sobre a grande importância da conferência, quanto sobre seus temas centrais.

“O desafio agora é a população em geral perceber que a Rio+20 é um grande evento, de relevância mundial, e que colocará o Rio de Janeiro no centro das atenções mundiais. Será um momento muito importante não só para a cidade e o Brasil, mas para o mundo todo”, destacou o coordenador.

Belinky ainda comentou sobre a preocupação em relação ao desconhecimento da causa. “Esperamos que esta pesquisa sirva como um alerta, para que os brasileiros, anfitriões do evento, não sejam os últimos a saber do que se passa em seu próprio país”, completou.

Dados

• 92% dos brasileiros consideram as mudanças climáticas um problema muito grave da atualidade, e que o investimento na transição para uma economia de baixo carbono não representa um risco para a saúde econômico-financeira do Brasil. Porém, destes, apenas 11% têm conhecimento do assunto.

• 19% indicam ter tido pouco contato com o evento.

• 73% dos cidadãos estão interessados nos temas que serão discutidos.

• Dois em cada três entrevistados admitem não ter ouvido nada sobre a Rio+20.

• Os homens se revelaram mais expostos à divulgação da iniciativa do que as mulheres.

• Os cidadãos que têm conhecimento sobre a conferência (11%) apontaram majoritariamente que a economia verde e o desenvolvimento sustentável são os principais assuntos da Rio+20. Meio ambiente em geral e erradicação da pobreza também foram mencionados.

Rio+20

A Rio+20 é a Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada 20 anos após a histórica Eco 92 – evento que mudou os paradigmas da sociedade mundial a partir da edição de vários documentos que passaram ao longo dos anos a fazer parte do dia a dia de empresas, governos e instituições dos mais variados matizes e ideologias.

A Conferência, que foi aprovada em dezembro de 2009 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visa a avaliar e renovar os compromissos com o desenvolvimento sustentável assumidos pelos líderes mundiais na Eco-92. A Rio+20 será realizada de 28 de maio a 6 de junho de 2012.

* Publicado originalmente no site EcoD.