Pesquisa mostra que 60% dos japoneses são a favor da caça à baleia

 

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Seis em cada dez japoneses apoiam o programa de caça à baleia no país, mas apenas 14% admitem comer carne de baleia, de acordo com os resultados de uma pesquisa divulgada hoje (22).

O trabalho é apresentado menos de um mês depois de o Tribunal Internacional de Justiça ter determinado o cancelamento do programa dos baleeiros japoneses na Antártica, por considerar uma atividade comercial disfarçada de missão científica com vista a contornar a lei internacional.

Questionados sobre a regularidade com que comem carne de baleia, apenas 4% disseram “às vezes”, enquanto outros 10% disseram fazê-lo “muito raramente”.

Cerca de metade dos entrevistados (48%) disse não comer “há muito tempo”, enquanto 37% nunca sequer provaram. Embora não seja difícil de encontrar no Japão, a carne de baleia não é um elemento regular da dieta japonesa.

A pesquisa foi feita um dia depois de o Japão ter dito que vai redesenhar a sua missão de caça à baleia na Antártica, a fim de a tornar “mais científica”, e confirmado que pretende prosseguir, porém, com a atividade de investigação no Pacífico Norte, para onde devem zarpar, no próximo sábado (26), os baleeiros japoneses, iniciando a campanha anual.

Além desse segundo programa de pesca científica, o Japão continua a capturar, para fins comerciais, espécies menores de cetáceos, incluindo golfinhos.

* Com informações da Agência Lusa. / Edição: Graça Adjuto.

** Publicado originalmente no site Agência Brasil.