Pnuma lança programa para incentivar consumo sustentável

consumoconsciente

Objetivo de agência da ONU é ajudar consumidor a fazer melhores escolhas na hora da compra; através de informações detalhadas, população terá consciência sobre os impactos sociais e ambientais causados pelos produtos que adquirem.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, lançou esta terça-feira um plano global para incentivar o consumo sustentável.

O objetivo é dar poder ao consumidor, através de informações detalhadas sobre os produtos, para que ele possa tomar uma decisão mais acertada e mudar a tendência para um mundo de recursos mais eficientes.

Impactos

Segundo o Pnuma, o fornecimento de dados sobre os impactos sociais e ambientais causados pelos produtos que compram representa um elemento vital na decisão do consumidor de seguir padrões de produção e consumo mais sustentáveis.

O Programa de Informação do Consumidor, PIC, pertence ao Quadro de Programas sobre Consumo e Produção Sustentáveis, criado na Conferência Rio+20, em 2012.

O PIC vai prestar assistência a governos, organizações, empresas e ONGs nos esforços para fornecer informações claras, exatas e confiáveis sobre o impacto que os produtos causam ao planeta e às pessoas.

Comportamento

Além disso, o Pnuma quer mudar o comportamento de governos e de empresas para garantir as melhores práticas em relação às informações para os consumidores.

A agência acredita que ao aumentar o nível de comunicação será possível mudar o hábito do consumidor, que passará de informado para tomar uma decisão.

O PIC é uma plataforma global que servirá para alertar sobre políticas, estratégias, projetos e parcerias importantes sobre o consumo sustentável.

* Apresentação: Leda Letra.

** Publicado originalmente no site Rádio ONU.