Prêmio ECO abre inscrições para sua 30ª edição; saiba como participar

Prazo para empresas mostrarem seus trabalhos no campo da sustentabilidade neste ano vai até 16 de julho.

Já estão abertas as inscrições para a 30ª edição do Prêmio ECO, iniciativa pioneira da Amcham no reconhecimento de práticas sustentáveis das empresas. A premiação completa três décadas de existência ampliando o número de projetos vencedores: em cada categoria, agora serão cinco condecorados, sendo três de grandes empresas e dois de pequenas e médias.

As inscrições são feitas exclusivamente via internet, no site do Prêmio ECO (www.premioeco.com.br), onde a empresa deve preencher um formulário dividido por modalidade e categoria, indicando também seu porte. Cada projeto inscrito deverá trazer a descrição dos fatos e ações que o caracterizam. O prazo para as empresas apresentarem seus trabalhos de sustentabilidade neste ano vai até 16/07.

A avaliação dos trabalhos inscritos será feita por um corpo de jurados composto por profissionais de renomada atuação nas áreas relacionadas à sustentabilidade.
“Queremos reconhecer o máximo possível de iniciativas sustentáveis”, afirma Daniela Hollo Aiach, diretora de Sustentabilidade e Eventos da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO.

Centenas de projetos compõe o Banco de Práticas que é publico www.premioeco.com.br/banco

Desde 1982, o Prêmio ECO já mobilizou 2.064 companhias brasileiras e multinacionais. Elas foram responsáveis pela inscrição de 2.563 projetos, sendo 225 deles reconhecidos. Em 2008, o ECO passou a ser uma realização conjunta da Amcham e do jornal Valor Econômico.

Na edição de 2011, o Prêmio ECO foi dividido em duas modalidades, que serão mantidas em 2012. A primeira delas reconhece a incorporação da sustentabilidade na gestão da empresa, e foi batizada de Estratégia, Liderança e Inovação para Sustentabilidade (Elis).

A outra modalidade foi chamada de Práticas de Sustentabilidade, e se subdividiu nas categorias Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços e Sustentabilidade em Processos.

Em 2011, foram selecionados 12 trabalhos, vindos de 108 projetos de 85 empresas. Dessas, 22 eram pequenas e médias empresas, responsáveis por 24 projetos, enquanto 63 companhias de grande porte inscreveram 84 trabalhos. As inscrições aumentaram 32% em relação a 2010, impulsionadas também pelo esforço de divulgação em nível nacional que envolveu todas as regionais da Amcham.