Quatro capitais confirmam participação na Hora do Planeta

A mobilização convida pessoas de todo o mundo a ficarem às escuras por uma hora/Foto: Divulgação

Até o momento, quatro capitais brasileiras confirmaram participação na Hora do Planeta, evento realizado pela ONG WWF contra o aquecimento global. Para isso, a organização convida pessoas de todos os cantos do planeta a ficarem às escuras durante sessenta minutos, no dia 31 de março, das 20h30 às 21h30.

Rio de Janeiro será, mais uma vez, a cidade-âncora da campanha e apagará as luzes de ícones como o Cristo Redentor, a Igreja da Penha, o Monumento das Pracinhas, a orla de Copacabana e o Arpoador.

Além do Rio, Natal, Campo Grande e Curitiba já confirmaram presença oficial. Outras cidades de São Paulo, Goiás, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia também anunciaram adesão.

O engajamento para a Hora do Planeta também passa por empresas. Para realizar a campanha, a WWF conta com o patrocínio do Pão de Açúcar e da Tim. Mas muitas outras organizações também apagarão suas luzes no dia 31 e divulgam o movimento.

Campanha mundial

Para fortalecer a mobilização mundial de civis no evento, a WWF lançou uma campanha no Youtube “Eu farei se você fizer”, em que pessoas desafiam a participação de internautas, com feitos esdrúxulos. Entre os envolvidos, um artista fará show on-line, uma bióloga vai nadar com tubarões brancos e um designer fará um corte duvidoso no cabelo.

Isso, é claro, se mais internautas se comprometerem em apagar as luzes no dia 31 e protegerem o meio ambiente reciclando, usando sacolas retornáveis ou até virarem vegetarianos por uma semana.

Hora do Planeta 2012

Ainda dá tempo de participar da Hora do Planeta e sensibilizar a sua comunidade. Esta é a quarta vez que o Brasil participa oficialmente do evento, e neste ano, a WWF pretende conseguir ainda mais adeptos, mobilizando cerca de 1,8 bilhão de cidadãos, de mais de 5250 cidades de 135 países de todos os cantos do planeta.

* Publicado originalmente no EcoD.