Resíduos Sólidos: Pesquisa Ibope revela hábitos de moradores de Caxias do Sul

residuos
Conteiners de coleta seletiva nas ruas de Caxias do Sul. Foto: Eduardo Aigner

Referência em todo o país em coleta seletiva, Caxias do Sul consegue atender a 93% das residências com o serviço e 99% dos moradores sabem o que é coleta seletiva, mas 39% dos caxienses não sabem o destino do lixo não reciclável produzido em suas casas e, como no restante do Brasil, o conhecimento de legislação sobre o tema e especificamente sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ainda é muito baixo.

Em 2012, o Instituto Ibope, a pedido do Programa Água Brasil, ouviu 301 moradores de Caxias do Sul, com mais de 16 anos, das classes A/B (54%), C (40%) e D/E (6%), para compreender os hábitos de consumo e de descarte de resíduos na cidade. Os dados foram apresentados na última terça-feira, dia 15, na cerimônia de assinatura do acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal, a Universidade de Caxias do Sul, o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil e o WWF-Brasil para as ações do Água Brasil – que atua na cidade para implementação da agenda da PNRS.

A pesquisa faz parte do estudo nacional Consumo Sustentável realizado em outras quatro cidades: Natal (RN), Rio Branco (AC), Pirenópolis (GO) e Belo Horizonte (MG). Foram ouvidos 2002 brasileiros.

Caxias do Sul destaca-se como a cidade com maior conscientização sobre consumo responsável e descarte correto de resíduos. O programa de coleta seletiva, implementado na cidade em 1991, tem profundo impacto sobre o conhecimento e os hábitos da população: a cidade apresentou o maior nível de informação sobre materiais recicláveis e perigosos ao meio ambiente.

“Caxias do Sul é um bom um exemplo do quanto a iniciativa governamental bem implementada pode ter resultados impactantes na mudança de comportamento da população”, afirma Natália Gurgel, analista do Ibope.

Consumo

No ato da compra, 84% dos entrevistados consideram preço e forma de pagamento e 80% avaliam a durabilidade. Já 40% levam em conta fatores como trabalho infantil ou escravo associado à marca.

Dentre os produtos consumidos com maior frequência, estão sacolas plásticas (90%), produtos de limpeza perfumados (84%) e amaciante de roupas (83%).

Em relação à posse de bens duráveis, 100% dos entrevistados possuem fogão, geladeira e televisor. Já 69% possuem carro – na amostra nacional, o resultado foi de 36%. A cidade também apresentou o maior índice na posse de computadores: 62%.

Descarte dos resíduos

Caxias do Sul é a praça com maior índice de conhecimento sobre quais materiais são recicláveis: papel e papelão (96%); plástico (98%); embalagem longa vida (90%); metais e lata (83%); vidros (79%); equipamentos eletrônicos (59%) e isopor (54%). É também a cidade com maior número de itens separados para a coleta: latas (82%); plásticos (93%); papeis e papelões (93%); vidros (84%) e pilhas e baterias (51%). Todos os índices foram maiores que a média nacional.

Para 70% dos entrevistados, a percepção da responsabilidade pela coleta é da prefeitura, apenas 32% mencionaram os fabricantes dos produtos.

Chama atenção a falta de conhecimento sobre compostagem de resíduos: 80% dos entrevistados nunca ouviu falar do assunto. Em contrapartida, 68% acreditam que mais educação sobre o lixo irá ajudar a melhorar a questão na cidade. “Isso mostra que podemos ainda evoluir em ações além da coleta, como educação e consciência ambiental e consumo responsável na cidade”, complementa a analista do Ibope.

Consciência sobre o tema e disposição para mudar

Dentre os principais problemas causados pelo lixo, os entrevistados destacaram contaminação do solo (55%) e transmissão de doenças (50%).

Apenas 19% já ouviram falar em alguma legislação sobre lixo. 10% dos entrevistados disse ter ouvido sobre a PNRS. Logística reversa é o tema mais conhecido da política (36%).

A cobrança pela taxa de lixo não é bem aceita em Caxias do Sul: 62% declararam ser contra. Apenas 22% concordam com a cobrança da taxa.

Relação com catadores

Os catadores de materiais recicláveis são personagens conhecidos dos caxienses, 98% reconhecem os trabalhadores, e 84% consideram que eles prestam um serviço importante à comunidade.

* Publicado originalmente no site WWF Brasil.