Roberto Gonzalez lança livro sobre Governança Corporativa

A obra “Governança Corporativa – o poder de transformação das empresas”, de Roberto Gonzalez, vai ser  lançamendo no dia 5 de dezembro, às 19h, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – 2 andar) em São Paulo. Faz parte do catálogo da Trevisan Editora.

Roberto Sousa Gonzalez é diretor na The Media Group – Comunicação Financeira e de Sustentabilidade. É membro do Conselho do Fundo Ethical de renda variável da Santander Asset Management, onde avaliza no colegiado do conselho, as empresas que compõem a carteira do Fundo, estas devem ter boas práticas de sustentabilidade e governança. Articulista na Revista RI – Relações com Investidores, com a coluna sustentabilidade. Professor Universitário na Trevisan Escola de Negócios com a disciplina “Governança Corporativa e Sustentabilidade” e “Mercado Financeiro e Órgãos Reguladores”, e professor convidado na UFRGS, onde ministra “Sustentabilidade no Mercado de Capitais”. Foi conselheiro do ISE (índice de sustentabilidade empresarial) da BM&FBovespa desde sua criação até 2009. Teve a honra de receber pelos analistas paulistas o Prêmio Destaque do Mercado de Capitais 2000 na categoria “Analista de Valores Mobiliários”, pelo trabalho apresentado no Congresso Apimec 2000 “Balanço Social um Disclosure necessário” e em 2005 pelos profissionais do Brasil o Prêmio Apimec na categoria “Profissional de Investimento”. Na Aberje ministrou o primeiro curso sobre relatórios não financeiros em 2002.

No livro, ele postula que é fundamental que os membros do mais alto órgão da administração das organizações tenham participação no desenvolvimento do conceito prático de Governança Corporativa, buscando a excelência em gestão e estratégia empresarial. A ideia é fornecer conhecimento sobre os conceitos e práticas da Governança Corporativa e o impacto desta na atuação da alta administração e nos fiscalizadores das instituições, e como o relacionamento da empresa com diversos públicos torna relevante a clareza nas informações empresariais.

Fica evidenciada a importância da Governança Corporativa no desenvolvimento das organizações e como a prática da governança corporativa nas organizações pode contribuir para agregar valor. Também serão apresentados os Códigos de Governança e como contribuíram à disseminação das boas práticas, e será demonstrado qual o papel dos conselheiros atuais e futuros como um dos guardiões da governança corporativa. Tem 184 páginas e pode ser adquirido pelo site www.trevisaneditora.com.br.