Segunda edição do Prêmio de Liderança Climática de Cidades é lançada

cidadessust

Com o objetivo de aumentar a qualidade de vida com práticas urbanas sustentáveis e colaborar com o planeta diminuindo as emissões de gases de efeito estufa, a Siemens e o Grupo de Grandes Cidades com Liderança Climática (C40) – rede formada por 63 grandes cidades dos cinco continentes comprometida com a mudança climática e impactos locais e globais – abrem as inscrições para a segunda edição do Prêmio Liderança Climática de Cidades. Lançado em 2013, o concurso traz a proposta de destacar anualmente as cidades que demonstram excelência em sustentabilidade urbana. As inscrições vão até o dia 31 de março e as cidades interessadas em inscrever seus projetos devem acessar o site http://cityclimateleadershipawards.com/apply/.

A atual edição tem como foco reconhecer os projetos urbanos inovadores e com impacto satisfatório ao meio ambiente, bem como a “defensores ocultos” – projetos urbanos de alto desempenho que são concretizados apesar de restrições financeiras ou dificuldades na economia. No total, os projetos podem ser inscritos em 10 categorias, sendo que cinco são destinadas às cidades pertencentes ao C40: Transporte Público, Gestão de Resíduos Sólidos, Finanças e Desenvolvimento Econômico e Medição de Carbono e Planejamento. Completam a lista as categorias de Green Energy, Adaptação e Resiliência, Energia Eficiente de Ambiente Construído, Qualidade do Ar e Infraestrutura de Cidade Inteligente.

A cerimônia de premiação está prevista para setembro, no The Crystal, o centro de desenvolvimento urbano sustentável da Siemens, localizado em Londres, onde serão anunciados os vencedores. O Prêmio de Liderança Climática de Cidades faz parte de uma colaboração mais ampla entre a Siemens e o C40. A parceria inclui a disponibilização direta da expertise técnica da Siemens para a rede de cidades do C40, aumentando a capacidade das duas organizações de ajudar as cidades a acelerar suas iniciativas voltadas a mudanças climáticas.

“O Prêmio de Liderança Climática de Cidades da Siemens e do C40 é dedicado à ideia de que as cidades estão liderando o enfrentamento dos riscos apresentados pela mudança climática. O sucesso do primeiro evento, em setembro de 2013, nos ajudou não só a prosseguir com a iniciativa, como também a ampliá-la com a criação de um sistema de candidatura aberto. E, por meio do processo do Prêmio, estamos criando uma plataforma valiosa para catalogar e compartilhar as mais inovadoras soluções práticas voltadas às cidades, para que possam ser reconhecidas e inspirar outras cidades”, afirmou Michael R. Bloomberg, Presidente do Conselho do C40.

Para a premiação deste ano, cerca de 140 das principais cidades do mundo – tanto cidades do C40 como pertencentes ao projeto de pesquisa “Green City Index” da Siemens e da Economist Intelligence Unit – podem se candidatar. Projetos e iniciativas também podem ser indicados por organizações líderes das áreas de clima e desenvolvimento urbano. Os projetos apresentados pelas cidades candidatas devem estar em operação há dois anos.

“Lançamos o primeiro Prêmio de Liderança Climática de Cidades com grande impacto alguns meses atrás. Para a edição atual, estamos buscando novamente as pérolas dos projetos urbanos sustentáveis ao redor do mundo. Queremos que esses projetos pioneiros sirvam de exemplo para outras cidades”, disse Roland Busch, Executivo-Chefe do Setor de Infraestrutura e Cidades da Siemens.

A primeira edição do prêmio, em 2013, homenageou dez cidades de diversas partes do mundo pela excelência em sustentabilidade urbana e liderança na luta contra a mudança climática; uma cidade adicional recebeu o “Prêmio Escolha do Cidadão” – uma campanha em mídias digitais que pedia ao público para votar em seu projeto favorito, dentre os indicados. Os prêmios deram reconhecimento a cidades cujo desempenho na ação climática servirá de plataforma para que outras cidades aprendam e se beneficiem dele.

Para mais informações sobre o Prêmio, projetos das cidades indicadas, dados sobre a qualificação, categorias e critérios podem ser encontrados no site www.cityclimateleadershipawards.com

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.