Somos todos lenhadores

Qual a quantidade de papel que uma pessoa usa em média ao longo de um ano?

O que aconteceu ao “escritório sem papel”? Há trinta anos a ascensão dos computadores era louvada como o início da era dos escritórios sem papel. Num dossiê de 1980 da revista Economist entitulado “Rumo a um escritório sem papel”, se recomendava quenegócios à procura de aumentos de produtividade deveriam “reduzir o gasto em papel, com o objetivo de abolir completamente o seu uso “.

Desde então, pobre do mundo, o consumo global de papel aumentou em 50%. O norte-americano médio usa o equivalente em papel a quase três árvores por ano. Na Bélgica, o consumo de papel é incrementado pela burocracia da União Europeia em Bruxelas, que tem de emitir sua documentação em uma série de línguas diferentes.

O gráfico abaixo mostra o consumo aparente de papel (produção mais importação menos exportação), o que pode distorcer os resultados porque inclui o papel exportado como outros produtos. A Finlândia, por exemplo, produz bastante papel e o transforma em embalagens em seu próprio território, superestimando o seu uso de papel. O mesmo acontece com a Alemanha, a Suécia e a Áustria.

* Publicado originalmente no Opinião e Notícia.