"Wikiparques" oferece informações sobre os 69 Parques Nacionais do Brasil

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Foto: João Ramos/Bahiatursa
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Foto: João Ramos/Bahiatursa

Aproximar os brasileiros das áreas naturais protegidas do país, oferecendo informações gratuitas e relevantes sobre elas. Esse é o principal objetivo da Wikiparques, uma plataforma colaborativa lançada na primeira semana de abril pela Associação O Eco e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

A visitação turística em unidades de conservação (UCs), especialmente nos parques nacionais, tem crescido a cada ano. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2012, 5,6 milhões de visitantes passaram pelas UCs brasileiras e esse número pode ser ainda maior em 2014.

A partir da mesma tecnologia utilizada pela conhecida Wikipédia, essa nova plataforma colaborativa disponibiliza, inicialmente, informações gratuitas sobre os 69 parques nacionais do país: principais atrações, contatos, mapas de acesso, histórico, além de informações sobre a biodiversidade protegida no local.

Todas essas informações podem ser editadas e complementadas por qualquer internauta, além de poderem ser compartilhadas nas principais redes sociais. Também será possível adicionar novas unidades de conservação à plataforma (com a inclusão de verbetes e fotos), como parques estaduais, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), estações ecológicas, monumentos naturais entre outras. Os usuários poderão debater nos fóruns da plataforma.

“A disseminação do conhecimento em conservação da natureza é uma das premissas da Fundação Grupo Boticário. Por isso, contribuir para ampliar o acesso a informações sobre nossos parques nacionais é muito importante e estratégico para nós”, afirma a diretora executiva da instituição, Malu Nunes, que ressalta: “temos um potencial de visitação ainda pouco aproveitado nos 75 milhões de hectares dessas unidades de conservação”.

Potencial pouco explorado

Atualmente, é possível visitar apenas 18 dos 69 parques nacionais brasileiros. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem como meta abrir todos eles para visitação até 2020. “Para que a sociedade apoie as áreas de conservação e reconheçam que são importantes em suas vidas, em primeiro lugar é preciso que tenham acesso a informações de qualidade sobre elas. É aí que o WikiParques entra, preenchendo essas lacunas e agregando informações sobre os parques nacionais”, afirma a presidente da Associação O Eco, Maria Tereza Pádua.

A plataforma Wiki, sucesso em todo o mundo, foi criada pelo norte-americano Ward Cunningham, em 1994, para ser uma maneira rápida e fácil de produzir informações colaborativamente, como é feito no Wikipédia.
A expectativa agora é que pesquisadores e gestores vejam no WikiParques um importante canal para tornar públicos estudos, discussões e informações sobre as unidades de conservação brasileiras.

– Conheça aqui Wikiparques –

* Publicado originalmente no site EcoD.