Arquivo

Educador empreendedor, o profissional do futuro

Um dos principais objetivos da Plataforma Liderança Sustentável (PLS), criada pelo jornalista Ricardo Voltolini e que conta com o apoio da AES Eletropaulo, é disseminar conhecimentos e valores para a formação de líderes sustentáveis em todas as áreas da atividade humana. Renato Binoto, um jovem consultor que vive em São Carlos, interior paulista, é um desses novos líderes, e dedica-se a melhorar seu perfil profissional para trabalhar de forma proativa os valores da PLS. Ele acredita que empreendedor não é somente aquele que abre sua própria empresa, mas também aquele que tem visão holística e liderança para melhoria contínua do ambiente de trabalho.

A Rede de Educadores tem alguns princípios e, por considerá-los relevantes, Renato Binoto, 26 anos, formado em Logística pela FATEC e Mestre em Engenharia Urbana com ênfase em transportes pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), decidiu fazer parte dela. Mais que isso, resolveu mergulhar de cabeça nos assuntos relacionados à liderança.

Você se relaciona com diversos segmentos empresariais?

Atuo com projetos, consultoria, treinamentos e palestras em logística empresarial e reversa. São duas áreas muito amplas e multidisciplinares. Quando escolhi ser consultor, para um melhor atendimento ao cliente e viabilidade de projeto, busquei parceiros que colaborassem na área de tecnologia da informação, marketing, ética empresarial, capital humano, administração de resíduos sólidos, sustentabilidade e logística.

Você mora no interior e mantém relacionamento com vários profissionais e empresas de outras cidades. Isto pode ser considerado uma logística pessoal?

O fato de estar no interior e ter a rede de contatos são consequência da mobilidade urbana, facilidade tecnológica e internet. Busco parceiros colaborativos para o hub de negócios. Outro fato importante é o aprendizado e a abordagem distinta nas regiões do país, não somos um único Brasil, temos culturas e diversidades. Não podemos viver dentro da bolha do ambiente de trabalho, cair na rotina cotidiana e perder nossa visão holística.

Qual característica você acredita que mais contribui para manter relacionamento com tantos interlocutores?

O principal capital que uma empresa possui que é o capital humano. Vivemos em uma sociedade onde só é valorizado o lucro empresarial e esquecemos a importância das pessoas. Hoje vale mais uma boa equipe do que propriamente um bom produto ou serviço prestado, o mercado é dinâmico e evolui diariamente. A ação de forma ética, honesta e colaborativa é um valor que ganha cada vez mais espaço.

Quais são os perfis de profissionais com mais destaque?

O profissional do futuro é o empreendedor professor. O empreendedor não é somente aquele que abre sua própria empresa e, sim, aquele que tem visão holística e liderança para melhoria contínua do ambiente de trabalho.

Conte um pouco sobre a Plataforma Liderança Sustentável e seu papel nela.

A Plataforma Liderança Sustentável tem por objetivo criar bons líderes sustentáveis para disseminação do conhecimento adquirido para grandes players do mercado. O meu papel dentro dela, com muito orgulho, é de ser um dos educadores sustentáveis. Tenho a grande responsabilidade de aprender dia a dia as melhores práticas sustentáveis e disseminá-las.

Veja depoimento Líder e o Liderado Reverso, de Renato Binoto na Plataforma Liderança Sustentável.]