Incluir na alimentação proteínas de alta qualidade, como as encontradas em mariscos, peixes, tofu, soja e feijão, pode ajudar a evitar o aparecimento precoce das indesejáveis ruguinhas e ajudar na saúde da pele. É o que afirma a nutricionista Andrezza Botelho, especializada em estética e cosmetologia.

1262 Dez alimentos para ajudar na saúde da peleDe acordo com Botelho, alimentos como abóbora, cenoura e pêssego possuem vitaminas essenciais para a pele, sendo assim ótimos aliados no combate às rugas. Estes alimentos aceleram a cicatrização e diminuem o envelhecimento da pele.

Conheça outros alimentos que podem melhorar a saúde da pele e deixá-la com a aparência mais jovem.

• Iogurtes naturais, que são ricos em cálcio, ajudam a manter a saúde dos músculos, fortalecendo-os e cuidando da pele. São as bactérias do bem presentes na bebida, conhecidas como probióticos, que fazem merecer a boa fama. Uma espécie de antibiótico natural.

• Atum e a linhaça que são ricos em ômega-3 retardam o envelhecimento, podendo ajudar a reduzir as linhas de expressão.

• Frutas ricas em vitamina C, que estimulam a formação de colágeno, que é responsável por manter a elasticidade da pele, mantendo-a firme e livre de rugas. Além disso, a vitamina C combate os radicais livres, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento.

• Tomate é rico em licopeno. Essa substância pode proteger a pele contra os efeitos nocivos dos radicais livres, prevenindo manchas, rugas e flacidez da pele. Quando o tomate é cozido, o corpo consegue aproveitar melhor o licopeno, potencializando seus benefícios.

• Uva é riquíssima em substâncias antioxidantes, principalmente o resveratrol. Portanto, tomar um copo de vinho regularmente também pode trazer benefícios ao corpo.

• Soja é rica em isoflavonas, que atuam prevenindo que a pele se torne fina e sensível, o que favorece o aparecimento das rugas.

• Castanha-do-pará. O que faz a oleaginosa ser um ótimo aliado do combate às rugas e ao envelhecimento é o selênio, um mineral com excelentes propriedades antioxidantes.

• Canela, que previne a hipoglicemia, pois força a insulina a metabolizar o açúcar no sangue de forma mais eficiente, combatendo, assim, a sensação de cansaço.

• Romã, a vedete do momento quando se fala em manchas e rejuvenescimento. Contém ácido elágico, um antioxidante com potencial de “clareamento” da pele, deixando-a mais uniforme.

• Mirtilo e açaí, que possuem antioxidantes que realinham as fibras de colágeno e protegem a pele de radicais livres.

* Publicado originalmente no site O que eu tenho.

(O que eu tenho)

[ ] Voltar

Deixe seu comentário