Se você se sente cansado e sem disposição ao longo do dia ou é daqueles que só começa a produzir se tomar uma dose generosa de café, atenção! A nutricionista e doutora em medicina natural, Michelle Schoffro Cook, alerta que o excesso de cafeína pode trazer riscos à saúde, e lista outras sete opções naturais para garantir energia e saúde durante todo o dia.

De acordo com a especialista, apelar para o café pode causar dependência, variações dos níveis de açúcar no sangue e destruição da glândula adrenal – o que o torna mais vulnerável ao estresse. Veja abaixo algumas alternativas mais saudáveis para se manter cheio de disposição.

[media-credit name="Sxc.hu" align="alignright" width="300"]1387 300x183 Sete energéticos naturais[/media-credit]1. Pólen de abelha

De acordo com Michelle, o pólen é apresentado como uma fonte de juventude por muitos livros antigos, incluindo o Talmud, a Bíblia, o Alcorão, e pergaminhos do antigo Oriente, Grécia, Roma, Rússia e Oriente Médio. “Atletas da Antiga Grécia comiam pólen de abelha regularmente para aumentar sua força e vitalidade”, diz. Para completar, a nutricionista informa que descobertas científicas recentes apontam que a substância tem propriedades anticancerígenas.

Ainda segundo Michelle, o pólen de abelha possui 22 aminoácidos, antibióticos naturais, DNA e RNA (código genético) das plantas, 18 enzimas (que auxiliam na digestão e em outras funções corporais), glicosídeos (fontes naturais de energia no corpo), hormônios vegetais, 27 minerais e pelo menos 16 vitaminas. Portanto, não é nenhuma surpresa que essa substância aumente a energia e vitalidade. A única contraindicação é para quem sofre com alergias ao pólen ou a abelhas.

[media-credit name="Sxc.hu" align="alignleft" width="300"]1388 300x183 Sete energéticos naturais[/media-credit]2. Geleia real

A geleia real é o resultado natural da combinação do mel com o pólen. De acordo com a especialista, esta é uma mistura poderosa de vitaminas do complexo B. A geleia também contém vitaminas, minerais, hormônios, enzimas, 18 aminoácidos e substâncias antibacterianas e antibióticas.

Ela tem sido tradicionalmente utilizada para tratar a asma, pancreatite, doença hepática, insônia, úlceras estomacais, doença renal, fraturas ósseas, problemas imunológicos e doenças de pele. Para completar, a geleia real também é eficaz para aumentar a energia, garante Michelle.

[media-credit name="oceandesetoile" align="alignright" width="300"]1389 300x183 Sete energéticos naturais[/media-credit]3. Ginseng siberiano

Como o nome sugere, o ginseng siberiano tem origem na Sibéria, mas cresce também no Japão, China e Coreia e em partes do Canadá. “Ele tem sido usado medicinalmente há pelo menos dois mil anos”, diz Michelle. O ginseng siberiano é apenas um de uma série de ervas adaptogênicas, o que significa que ele trabalha para normalizar as funções corporais. A substância inibe a resposta adrenal ao estresse e funciona como um estimulante do sistema imunológico, especialmente para combater os efeitos do estresse e da depressão. Ela ainda ajuda a desintoxicar o fígado, incluindo os agentes quimioterápicos e a radiação.

“O ginseng siberiano também estimula a atividade de vários componentes do sistema imunológico, sendo excelente para a Síndrome de Fadiga Crônica e outras infecções virais”, diz. De acordo com Michelle, atletas de todo o mundo usam o ginseng siberiano para aumentar o desempenho, reforçar o sistema imunológico durante os treinos, e reduzir a fadiga e o estresse.

[media-credit name="Barb Dunn" align="alignleft" width="300"]1390 300x183 Sete energéticos naturais[/media-credit]4. Espirulina

O povo asteca descobriu que a espirulina, uma alga unicelular que eles chamaram tecuitlatl, fazia bem para o corpo e logo a incorporaram à sua dieta. Ela é rica em proteínas, além de ser uma grande fonte de vitamina B12 (muitas vezes chamado de “vitamina da energia”), possui oito minerais e vitaminas, incluindo sete tipos de precursores de vitamina A, conhecidos como carotenóides. Ela também é repleta de clorofila, o pigmento verde que dá cor à alga e que possui propriedades de purificação do sangue. E, claro, aumenta os níveis de energia.

[media-credit name="suatu ketika" align="alignright" width="300"]1391 300x183 Sete energéticos naturais[/media-credit]5. Centella asiatica

De acordo com Michelle, a centella (ou centelha) asiática é uma erva repleta de nutrientes e fitoquímicos. Como uma das primeiras plantas energéticas utilizadas pelos herbalistas, a centella asiática diminui a fadiga e a depressão, sem os efeitos nocivos da cafeína. Na verdade, ao contrário da cafeína, que pode mantê-lo acordado durante a noite, a centella asiática ajuda a melhorar o sono.

[media-credit name="Riceplex Global" align="alignleft" width="300"]1392 300x183 Sete energéticos naturais[/media-credit]6. Ho shou wu

Também conhecida como fo-ti, a raiz desta videira nativa da China é um poderoso tonificante capaz de aumentar a energia e o vigor enquanto mantém o efeito calmante. Ela contém uma forma natural da lecitina, que ajuda a diminuir a pressão arterial. Em estudos de laboratório, a ho shou wu provou ser capaz de reduzir o colesterol no sangue e os triglicerídeos, além de prevenir o aumento dos níveis de colesterol.

[media-credit name="Pat Kight" align="alignright" width="300"]1393 300x183 Sete energéticos naturais[/media-credit]7. Pimenta de caiena

Por fim, a especialista indica o uso da pimenta de caiena, que é eficiente para aumentar a energia e melhorar a circulação. De acordo com Michelle, o alimento também é eficaz para ajudar a evitar resfriados, sinusite e dor de garganta, bem como reduzir a dor e inflamação.

Agora que você já conhece outras formas naturais de manter a energia, é só aproveitar. Mas atenção! “Como todos os medicamentos fitoterápicos, é melhor consultar um profissional de saúde qualificado antes de iniciar o uso de qualquer erva ou suplementos nutricionais”, lembra Michelle.

* Publicado originalmente no site EcoD.

(EcoD)

[ ] Voltar

4 Comentários para “Sete energéticos naturais”

  • Pedro disse:

    No caso de insuficiência renal crônica há contra-indicação do uso da geléia real (devido ao alto teor de potássio, aprox. 800mg/100g) ?

  • Renato disse:

    Bom dia achei muito interessante pois estava a procura de produtos naturais ou seja enrgérticos naturais para me fortalecer no meu dia a dia pois sofro grande desgaste físico por trabalhar em local quente e faço muito esforço vou esperimentar para ver o resultado pois achei muito interessante e válido está matéria.

  • rafael lopes disse:

    ola dra michelle li sua materia sobre a geleia real e fiquei feliz porque sofro de pancreatite cronica e o medico me disse que nao tem cura eu sinto dores quase todos os dias entao sera que a geleia real poderia me ajudar

  • Jose Geraldo Cardoso dos Santos disse:

    Bôa tarde achei muito interessante pois ja conheço alguns produtos naturais e também uma marca de enrgérticos naturais que sem duvida é muito bom para fortalecer no dia a dia, vou esperimentar para ver o resultado pois achei muito interessante e válido está matéria.

Deixe seu comentário