peixe 300x200 Conheça nove alimentos ricos em potássio que reduzem o risco de AVC

O ideal é inserir uma porção de alimentos com potássio em cada refeição. Foto: Murtada al Mousawy

 

O acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame cerebral, é a principal causa de morte e incapacidade no Brasil. Um estudo realizado por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado no British Medical Journal indicou que uma dieta rica em alimentos com grande quantidade de potássio pode reduzir em até 24% o risco de AVC.

A pesquisa apontou que o potássio é essencial para o funcionamento celular, além de servir como contraponto à ação do sódio, componente do sal fortemente ligado à hipertensão – uma das causas do derrame cerebral. A OMS recomenda até 5g de sal por dia.

Saiba como reconhecer os sintomas do AVC

Em 2010, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) divulgou que, a cada cinco minutos, um brasileiro morre por causa de um AVC, o equivalente a quase 100 mil mortes por ano no país. Para ajudar na adequação da dieta, o EcoD conversou com as nutricionistas Deborah Vilela e Alice Alagia, que confirmaram a importância do potássio na alimentação.

alimentos Conheça nove alimentos ricos em potássio que reduzem o risco de AVC

Alimentos como limão, maracujá, melancia, brócolis, repolho, arroz, pão comum, pimentão, requeijão e manteiga são considerados alimentos pobres em potássio por Alice. Ela comenta que as contrações dos músculos dependem de um perfeito equilíbrio do nível de potássio no organismo. “Quando caminhamos, ou quando movimentamos nossos braços ou respiramos, nossos músculos dependem dessa substância para realizarem estes trabalhos, inclusive o coração”, frisa.

Deborah explicou que, para a dieta ser equilibrada, o essencial é acrescentar uma porção de algum alimento ricos em potássio em todas as refeições realizadas no dia.

Clique aqui e confira galeria de fotos com alguns alimentos que podem ser incluídos na sua dieta e reduzir os riscos de um derrame.

* Publicado originalmente no site EcoD

(EcoD)

[ ] Voltar
Aproveite e curta nossa página no facebook: